O ministro da Educação Camilo Santana compareceu nesta quarta-feira (22) à audiência na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre medidas adotadas pelo atual governo e sobre a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Questionado sobre questões de suposto teor ideológico, o ministro afirmou que “não há possibilidade de nenhuma interferência política deste governo em relação às provas do Enem”.
Em outro momento da sessão, Camilo lembrou que “a seleção e a elaboração desses itens [questões do exame] ocorreram no governo passado. Não foi a comissão neste governo. Vamos fazer, inclusive, agora uma nova seleção de professores para elaboração”.
O atual chefe da pasta destacou ainda que respeita “muito os educadores brasileiros” e que quer “um país com a educação plural, inclusiva, respeitando as diferenças, as visões de mundo, porque isso faz parte da democracia”.
Os parlamentares indagaram o ministro principalmente sobre questões da prova envolvendo o agronegócio. Tais perguntas chegaram a ser contestadas anteriormente, com pedido de anulação de três delas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
“Quero deixar muito claro que esse governo tem não só valorizado, mas apoiado o agronegócio brasileiro”, afirmou.
Uma das questões do exame que foram contestadas, sobre a atuação do agro no Cerrado, trata-se de uma “questão que foi elaborada a partir de um livro, que é uma questão de interpretação. Isso não significa dizer que é um posicionamento do governo ou do Ministério da Educação”, de acordo com ele.
O ministro não fez menção à anulação de nenhuma outra pergunta do Enem 2023, afirmando que uma questão repetida de outra edição do exame já havia sido desconsiderada. A pergunta anulada era sobre a gripe H1N1.
Compartilhe:
Pesquisa em 112.000 km revelou disparidade entre as diferentes regiões do país; melhores trechos estão…
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…