Começou nesta quarta-feira (17) a 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB), um espaço para discussão, valorização e provação da produção audiovisual negra. Até o próximo dia 27, serão exibidas mais de 60 obras de cineastas negros do Brasil e do mundo em diversos espaços da cidade, como o Polo Boca de Brasa Cajazeiras, o Quilombo do Quingoma, o Goethe Institut, o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. A programação completa e os ingressos gratuitos podem ser acessados no link https://linktr.ee/ingressosmimb.
Nesta edição, com o tema “Cinemas em Movimento – Memória nas Telas”, a Mimb tem apoio do SalCine, programa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) para fomento do setor audiovisual da cidade. O titular da pasta, Pedro Tourinho, agradeceu a existência da do festival e destacou a importância da mostra.
“Sem sombra de dúvidas, para nós, a MIMB é tudo que imaginamos de referência e fundamento do que deve ser feito no cinema brasileiro e no cinema baiano. O festival representa, em cada nuance e em cada detalhe, tudo que nós acreditamos que deve acontecer. Estar aqui é uma aula, uma inspiração, e o que a Prefeitura puder fazer, podem contar conosco”, afirmou.
A idealizadora e diretora geral da MIMB, Daiane Rosário, rememorou o nascimento da Mostra, há 7 anos, no bairro do Garcia e agradeceu o apoio da Prefeitura de Salvador. “Foi uma noite de muita chuva, mas a gente queria muito que acontecesse. E eu lembro de pensar que se eu desistisse, naquele momento, eu não ia conseguir continuar mais, então fizemos o festival acontecer com aproximadamente com 25 pessoas que queriam muito assistir ao filme debaixo de chuva”, relembrou.
A MIMB é uma iniciativa coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras presentes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde a direção, fotografia, produção e curadoria.
Negócios – A partir do dia 22 até o dia 24, será realizado o MercaMIMB, o ambiente de negócios de audiovisual promovido pela Mostra, que tem como objetivo aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros de players e plataformas do segmento, entre eles, canais de TV, distribuidoras, programadoras, coprodutoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional. O projeto também conta com apoio do SalCine, e as rodadas de negócios serão feitas em parceria com os Estúdios Globo. As inscrições já foram encerradas e os projetos selecionados já foram divulgados.
Durante a cerimônia de abertura, foram homenageados o cineasta Antônio Olavo e a diretora e roteirista Urânia Munzanzu. Também foram exibidos “A Menina Que Queria Voar” (2023), média metragem baiano de Taís Amordivino, e “Sèt Lam” (2023) de Vincent Fontano, da Ilha da Reunião. A noite terminou com um show da cantora baiana indicada ao Grammy Latino, Rachel Reis.
Texto: Ascom/Secult PMS
Valor equivale a pouco mais de R$ 4 mil e, conforme a determinação, deve começar…
Termina às 23h59 desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o prazo para que os…
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento…