Medicamentos gratuitos pelo SUS (farmácia popular)

HomeLifestyle

Medicamentos gratuitos pelo SUS (farmácia popular)

Os medicamentos que podem ser encontrados gratuitamente nas farmácias populares no Brasil são remédios para diabetes, hipertensão e asma. Além disso, existem outros remédios que podem ser comprados com descontos de até 90%, ou oferecidos de forma gratuita para participantes do Bolsa Família, como anticoncepcionais, remédios para rinite ou Parkinson, por exemplo.

Para pedir o medicamento gratuitamente na farmácia popular deve-se ir farmácia que tenha um placa vermelha que diz “Aqui tem farmácia popular” ou em Unidades Básicas de Saúde que tenham esse serviço de farmácia levando a receita médica, os documentos de identificação, que são o CPF e a carteira de identidade, e o cartão do sistema nacional de saúde.

As receitas para adquirir os remédios para diabetes e pressão alta são válidas por um período de 6 meses, e os remédios dispensados para 30 dias de tratamento. Já no caso de anticoncepcionais, as receitas são válidas por 1 ano, e o período de tempo que esses remédios são dispensados, varia conforme o tipo de anticoncepcional.


Medicamentos genéricos gratuitos

A lista a seguir mostra alguns dos medicamentos genéricos disponíveis gratuitamente no programa Farmácia Popular:

No caso dos remédios para pressão alta e diabetes, o período para aquisição do remédio é a cada 30 dias, sendo que a validade da receita médica é de 6 meses.

Além dos remédios, como parte do Programa de Dignidade Menstrual, também podem ser fornecidos gratuitamente absorvente higiênico, para pessoas entre 10 e 49 anos, que sejam estudantes do ensino público ou pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social extrema ou situação de rua, desde que estejam inscritas no Cadastro Único.

A tabela a seguir traz alguns medicamentos que podem ser adquiridos nas farmácias populares por meio de copagamento, sendo também disponibilizados de forma gratuita para participantes do programa Bolsa Família, como por exemplo [2,3]:

Além disso, também faz parte dessa lista, as fraldas geriátricas para incontinência urinária, para pessoas com 60 anos ou mais, ou que tenha deficiências.

Essas fraldas somente são dispensadas se a pessoa apresentar a receita laudo ou atestado médico, que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, e que tenha a Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso de pessoa com deficiência.

O que é a farmácia popular do Brasil

A farmácia popular do Brasil é uma farmácia do governo que fornece alguns medicamentos com descontos de até 90% ou até mesmo de forma gratuita para algumas pessoas, sendo necessário apenas apresentar a receita médica e os documentos de identificação.

Alguns dos medicamentos fornecidos de forma gratuita são aqueles indicados para a hipertensão, diabetes e asma, por exemplo.

Como conseguir medicamento de graça

Para ter acesso aos medicamentos fornecidos de forma gratuita ou com descontos pelo SUS é necessário ir a uma Unidade Básica de Saúde ou Farmácia Popular portando os documentos de identificação, comprovante de residência, receita médica e o cartão nacional de saúde, que pode ser feito na hora caso a pessoa não possua.

Além dos medicamentos utilizados para tratar pressão alta, diabetes e asma, são disponibilizados pelo SUS antibióticos, ansiolíticos, antifúngicos e anti-inflamatórios com alguns descontos.

Os medicamentos para doenças crônicas, como o câncer, por exemplo, também são disponibilizados de forma gratuita ou com descontos pelo SUS. No entanto, muitas vezes esses medicamentos estão em falta, sendo necessário fazer o requerimento do medicamento na justiça.





88% dos leitores

acham este conteúdo útil



(294 avaliações nos últimos 12 meses)

Fonte: Tua Saúde!

COMMENTS