No discurso de abertura do encontro, o presidente Lula destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do Brasil
A Marinha do Brasil, representada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), teve uma participação ativa na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), realizada entre 30 de julho e 1º de agosto no espaço Brasil 21, em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será implementada até 2034, e definir ações para os próximos anos com a contribuição de governo, cientistas, entidades e representantes da sociedade civil.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
No discurso de abertura, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do País.
“Hoje é um dia histórico para o Brasil. Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho”. O Presidente Lula se referiu à proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e entregue a ele durante o evento. O plano apresenta cinco eixos que vão orientar as políticas públicas para a área.
A Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou a importância da 5ª CNCTI e o esforço que vem sendo feito para a valorização dos cientistas brasileiros.
“Hoje estamos vivendo um marco para a ciência brasileira. Esse processo é fundamental para acertar as políticas públicas. Os pesquisadores são pessoas que dedicam suas vidas a desvendar os mistérios do mundo, criam novas maneiras de enfrentar problemas e utilizam a ciência para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou a Ministra.
Durante a conferência, a DGDNTM participou no “Eixo III – Defesa e Segurança: ameaças e oportunidades, cerceamento tecnológico, tecnologias críticas e alianças estratégicas para pesquisa e inovação”.
O painel foi coordenado pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa (MD), Major-Brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti, e contou com a participação de especialistas do MD, da FINEP, do Comando de Defesa Cibernética do Exército, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
A 5ª CNCTI, que é resultado de um processo de construção coletiva iniciado em 2023, com mais de 200 conferências preparatórias em todo o País, trouxe inovações como as conferências livres, permitindo que qualquer cidadão ou instituição pudesse participar ativamente.
A participação da DGDNTM na 5ª CNCTI reforça o compromisso da Marinha do Brasil em contribuir para o preparo e a aplicação do Poder Naval em atividades relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), ao Programa Nuclear da Marinha (PNM) e ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), na busca pelo desenvolvimento dos diversos setores, proporcionando autossuficiência, inovação tecnológica e o crescimento econômico sustentável.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/
Um elevador despencou do sexto andar do Edifício Splendor, no Horto Florestal, em Salvador, na…
O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…
Foto: Otávio Santos/Secom PMS Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I…
A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6),…
O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e…
A conferência IV do Campeonato Baiano de Handebol 2024 em Camaçari tem início nesta sexta-feira,…