Criado em 2007, o Neojiba se tornou um pilar de desenvolvimento social, promovendo a inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio da prática musical coletiva. Mantido pelo Governo do Estado, através da SJDH, e gerido pelo IDSM, o programa beneficia 8,4 mil jovens e crianças de forma direta e indireta em seus 13 núcleos distribuídos entre Salvador e outras cidades baianas e em instituições parceiras.
O repertório deste concerto vai além das expectativas: duas das maiores obras da história da música serão celebradas. A icônica “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, que está completando 100 anos, e a majestosa 9ª Sinfonia de Beethoven, que há 200 anos mudou o rumo da música. Essas homenagens, junto com outras peças, garantem uma noite inesquecível, com apresentações que vão do jazz à música de concerto, passando por sucessos da MPB.
O concerto será um verdadeiro espetáculo de diversidade cultural. A Orquestra Pedagógica Experimental, formada essencialmente por crianças, encantará o público com obras como o “Dobrado Dois Corações”, de Pedro Salgado, a valsa de “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky, e a nostálgica “Aquarela”, de Toquinho, ao lado do Coro Pedagógico Experimental. Sob a batuta de Adauri de Oliveira, essa apresentação abrirá caminho para uma noite de surpresas.
Logo depois, a recém-criada Banda Sinfônica do NEOJIBA, que já nasce inserida na rica tradição filarmônica da Bahia, apresentará a “Suíte 2 para Banda”, de Gustav Holst, regida por Ronald Zaira. E o jazz sinfônico tomará conta da Concha e, em grande estilo, com a “Rhapsody in Blue”, com solo ao piano e regência do fundador e diretor-geral do Neojiba, Ricardo Castro.
Encerramento grandioso e histórico
A segunda parte do concerto não ficará para trás. A Orquestra Castro Alves, composta pela nova geração de jovens multiplicadores, trará peças impactantes como o “Danzón nº2”, de Arturo Márquez, e as intensas “Danças Polovtsianas”, de Borodin, com a participação do Coro Infantojuvenil, regidos pelo maestro venezuelano Eduardo Salazar.
Além disso, o evento marcará um momento histórico: o Neojiba irá relembrar a parceria inédita com a astronauta Sarah Gillis, que tocou violino no espaço acompanhada por músicos de seis programas mundiais inspirados no El Sistema, incluindo o Neojiba. Para celebrar essa conquista, as orquestras 2 de Julho e Castro Alves interpretarão “Rey’s Theme”, de John Williams, da trilha sonora de “Star Wars: O Despertar da Força”.
O grande clímax da noite será a interpretação do último movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, reunindo a Orquestra 2 de Julho, os Coros Juvenil e Comunitário e quatro solistas vocais, sob a regência de Ricardo Castro, em uma verdadeira celebração à humanidade e à beleza.
Rumo a um novo recorde de público
Em 2017, o Neojiba lotou a Concha Acústica, com um público de mais de 5 mil pessoas, em um espetáculo emocionante que marcou o aniversário de 10 anos do programa. Agora, em 2024, com o Neojiba comemorando 17 anos de uma história de impacto social e artístico sem precedentes, o objetivo é repetir esse feito. O programa já transformou a vida de mais de 30 mil jovens e se consolidou como uma referência internacional, tendo encantado plateias e lotado salas nas Américas e Europa, como o Concertgebouw de Amsterdam e a Philharmonie de Paris.
Serviço
Neojiba na Concha
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Dia: 26/10/2024
Horário: 19h
Ingressos esgotados
Fonte: Ascom/SJDH
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…
Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),…