Lula diz que reunião com Prates discutiu fertilizantes e transição energética

HomeEconomia

Lula diz que reunião com Prates discutiu fertilizantes e transição energética

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na rede social X (antigo Twitter) que a reunião que teve nesta segunda-feira (11) com o presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, foi boa. Ele afirmou que a conversa foi sobre investimentos em fertilizantes e transição energética.

O encontro deixou o mercado apreensivo porque, na semana passada, a Petrobras perdeu R$ 56 bilhões em valor de mercado após decidir não pagar dividendos extraordinários que eram aguardados.

Também estavam presentes os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), além de diretores da estatal. Lula publicou uma foto dos presentes, e Haddad e Silveira conversaram com a imprensa após a reunião no Palácio do Planalto.

Continua depois da publicidade

Haddad disse não ser papel da Fazenda pressionar, de um “lado ou de outro”, na discussão sobre a distribuição de dividendos da Petrobras. E ressaltou que o orçamento de 2024, que traça a meta de zerar o déficit primário neste ano, não conta com esses recursos. “Por isso não fizemos constar, justamente para deixar o conselho da companhia com um grau de liberdade para julgar quanto e quando distribuir dividendos extraordinários”.

O ministro reconheceu que a distribuição de dividendos extraordinários melhoraria as contas publicas, mas disse que a pasta não depende disto no aspecto fiscal. Ele também disse que a União deverá ser beneficiada por lucros ordinários de estatais que vieram acima do previsto, como o Banco do Brasil (BBAS3).

Já Silveira disse que a Petrobras pode revisar sua decisão de reter os dividendos extraordinários, que foram colocados em uma conta de reserva de remuneração de capital. O ministro também negou que o assunto tenha sido discutido na reunião.

(Com Estadão Conteúdo)

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS