A disputa política entre republicanos e democratas pelo cargo de presidente dos Estados Unidos da América atravessou o continente e chegou até o norte de Minas Gerais.
O município de Governador Valadares, no norte de Minas Gerais, virou local de disputa inusitada entre apoiadores do ex-presidente Donald Trump e a atual Vice-presidente Kamala Harris, que foram razões para manifestações públicas na cidade.
Imagens registradas por moradores da cidade, e amplamente divulgadas nas redes sociais, mostram outdoors em apoio aos candidatos. As propagandas estão em diferente pontos da cidade.
Entre os apoiadores de Trump, os dizerem alertam para uma suposta fraude eleitoral. No outdoor está escrito “Trump tem 99% de chances de vencer Harris, agora ele tem que vencer a fraude eleitoral, e essa será a batalha”, dizem os apoiadores. Veja a imagem.
Entre os apoiadores de Kamala, os dizerem “convocam” eleitores “eleitores esquerdistas e liberais”. No outdoor está escrito “Todos pela luta contra o racismo, a homofobia e o machismo” , dizem os apoiadores da Vice-presidente. Veja a imagem.
A participação política dos mineiros em pautas que remetam ao sistema eleitoral americano é antigo. Em novembro de 2019, na véspera das eleições americanas, um empresário instalou um outdoor em apoio à eleição de Trump. Nos dizeres, o apoio dizia “por Deus, pela família, pela vida, por Israel, pelo Brasil”. Veja a imagem.
Em outra oportunidade, Donald Trump foi garoto-propaganda em campanha pelo voto impresso, na cidade, em 2022. A manifestação foi divulgada por um grupo ideológico de direita, que apoiava a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos dizeres, o recado diz “Trump ganhou, e o mundo todo sabe disso! Não deixem acontecer no Brasil, o que aconteceu nos USA”.
Segundo a PF, investigações revelaram que mais de 327 brasileiros emigraram ilegalmente no esquema apurado, dentre eles aproximadamente 101 menores de idade. Uma das origens do esquema foi justamente a cidade de Governador Valadares.
Segundo as investigações, eles atravessavam a fronteira mexicana com o auxílio de uma associação criminosa. Segundo os investigadores, a travessia os expõe a riscos do deserto e até mesmo das ações dos criminosos, que os conduziram até o solo norte-americano.
O esquema utilizado pelos suspeitos é conhecido como “cai-cai”, uma prática na qual famílias inteiras, às vezes constituídas ficticiamente, se entregam com o propósito de evitar ou dificultar o processo de deportação imediato.
A cidade de Governador Valadares está no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 quilômetros de Belo Horizonte. Localizado ao norte de Minas, a cidade tem cerca de 257 mil habitantes, segundo o último dado do IBGE.
A região é conhecida pela alta umidade do ar, com média anual é de 76%, contudo baixos índices podem ser registrados durante a estação seca ou em longos veranicos. Entre os dados sociais, a cidade se destaca pelo alto índice de escolarização. Cerca de 97% da população concluiu o ensino básico.
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Um homem, de 25 anos, foi preso em flagrante após matar cinco cachorros em Limeira,…
Um homem foi preso preventivamente após divulgar um vídeo nas redes sociais em que aparece…
O inverno se aproxima no hemisfério norte, e as primeiras neves da temporada já começaram…
A promoção do Orçamento Sensível a Gênero (OSG) foi o tema central do Encontro entre…
Com o tema “Direitos Humanos: Democracia, Cidadania e Justiça Social”, os estudantes da modalidade de…