Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Revalida até o dia 19 de maio, próxima sexta-feira. Durante esse período, também é possível solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social.
Estão aptos à inscrição:
– Aprovados na 1ª etapa da edição 2023/1;
– Aprovados na 1ª etapa da edição 2022/2 e reprovados na 2ª etapa da edição de 2022/2;
– Aprovados na 1ª etapa da edição 2022/1 e reprovados na 2ª etapa da edição de 2022/1.
TAXA – o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 4.106,09, pode ser realizado até o dia 23 deste mês. Não serão aceitos pagamentos por meio de depósito em caixa eletrônico, cartão de crédito, PIX, transferência ou depósito em conta corrente.
SEGUNDA ETAPA – a prova de habilidades clínicas acontecerá nos dias 24 e 25 de junho. O Exame é estruturado em um conjunto de 10 estações, em que o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas:
– Clínica médica;
– Cirurgia geral;
– Pediatria;
– Ginecologia e obstetrícia;
– Medicina da família e comunidade – Saúde coletiva.
O participante percorrerá um conjunto de cinco estações no primeiro dia de provas e outras cinco no segundo dia. A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos na matriz de referência do Revalida. Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de 0 a 10, implicando nota máxima de 100 pontos para o conjunto das 10 estações.
Solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social | |
REVALIDA – composto por duas etapas (teórica e prática), o Revalida aborda, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
O Exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Fonte: Ministério da Educação
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…