No dia em que completa 87 anos, o Parque Nacional do Itatiaia é atingido por um incêndio na parte alta da reserva nesta sexta-feira (14). Localizada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Itatiaia é o primeiro parque nacional do Brasil.
O fogo começou por volta das 14h e ainda não foi controlado, segundo a direção do parque. Segundo as informações, o incêndio começou proximidades do Morro do Couto e da portaria da unidade. Devido à vegetação seca, as labaredas se alastram rapidamente.
No momento, o incêndio está sendo combatido por equipes do ICMBio e da Parquetur, concessionária da unidade, e 24 brigadistas estão combatendo o incêndio no momento.
De acordo com a direção da unidade, estão sendo mobilizados reforços de novos brigadistas.
As causas do incêndio ainda não foram determinadas e serão averiguadas por perícia posteriormente, informou a direção da unidade.
Neste sábado (15), a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia estará fechada para visitação. A decisão foi tomada pela gestão do Parque Nacional do Itatiaia e a direção da concessionária Parquetur para garantir a segurança dos visitantes.
O primeiro parque nacional do Brasil abriga na parte alta o Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil, com 2.790,94 metros, segundo o IBGE. Localizado na divisa entre Rio e Minas, o ponto culminante no estado fluminense, e o terceiro no território mineiro.
Nesta época do ano, o Parque Nacional do Itatiaia é procurado por turistas em busca de baixas temperaturas e geada, comuns neste período.
Nesta quinta (13), o local registrou 9,2 °C, por volta das 4h59min, a menor no Brasil no dia.
Julgamento em sessão virtual começou na última sexta-feira (8), e tem previsão de terminar na…
Cinco empresas estatais de peso na economia brasileira - Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica,…
O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), por funcionarem em uma lógica de…
Um servidor da Superintendência de Bem-Estar Animal de Uberaba (MG) foi exonerado nesta semana após…
Em dezembro de 2021, Adriele Nascimento e sua família foram vítimas de uma das piores…
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, defendeu nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro, mudanças…