A Horta Comercial inaugurada no bairro de Coutos, em setembro deste ano, vem rendendo bons frutos para as famílias beneficiadas. O espaço foi instalado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), no Lar Fabiano de Cristo, beneficiando cerca de 40 famílias, para que pudessem cultivar mudas em uma área de aproximadamente 700 m² e, posteriormente, comercializá-las.
O secretário da Secis, Ivan Euler, fez uma avaliação do espaço neste pouco mais de um mês. “Na inauguração, ficamos felizes com a presença da comunidade, mais de 20 senhoras aqui, mães da comunidade ao redor, e a gente vê o resultado disso um mês depois. Todos continuam abraçando esse programa, cuidando da horta e comercializando. Na semana passada, a barraquinha que a gente disponibilizou aqui vendeu R$600,00 só da população que passa pela frente da horta. E ouvimos relatos que a população entra pra ver a horta e não acredita que está sendo produzida aqui, com a possibilidade de colher se quiser, sua própria alface, hortaliça, repolho, então essa interação aqui está sendo fantástica, a gente acredita muito nesse projeto e agora a expectativa é tentar comercializar ainda mais na região e fora da região as hortaliças que estão sendo produzidas aqui”.
A gestora do Lar Fabiano de Cristo – Casa de Eugênia, Daniela Simões, afirma que a implantação da horta no espaço teve um impacto muito grande para a comunidade do Subúrbio Ferroviário, sobretudo de Coutos. “Além de um processo educativo de conhecimento de hortaliças, as mães também começam a perceber a importância dessas hortaliças na qualidade de vida e da alimentação. Estamos gerando a economia circular dentro do próprio território, fortalecendo o trabalho em equipe, conforme preconiza a política de assistência social, fortalecendo os vínculos comunitários. São cerca de 50 pessoas envolvidas nesse projeto e só temos a agradecer à Secis, fazendo com que esse projeto cresça ainda mais, embutido no programa que já existe no lar chamado Nutre e Educa”.
Hoje aos 41 anos, a dona de casa Ana Mara, que já morou no lar, conta que quando foi inscrever a filha em um curso no espaço, foi chamada para colaborar e viu na horta uma oportunidade. “Para quem gosta, é surreal. Eu vim só pra botar minha filha no curso e me ofereceram essa possibilidade (de atuar na horta). E só faço agradecer pela oportunidade. Porque acreditam que você está contribuindo, ajudando, todos colaborando. Hoje eu trabalho com a horta, essa é a minha profissão no momento. Aqui a gente bota a mão na massa, sabe o que está manuseando, isso aqui vale a pena. A união faz a força e eu, sozinha, não ia conseguir. É gratificante, gosto de estar aqui. E aprendi também a ter uma alimentação saudável, você aprende a se cuidar, então, é um impacto real. Sou feliz de estar aqui”.
Vizinho e cliente da horta, o empresário Diogo Guimarães, de 35 anos, reforçou que os produtos da horta comunitária não têm agrotóxicos, são naturais e não fazem mal para a saúde. “Ter uma horta comunitária aqui perto com produtos de qualidade e com um custo bastante acessível também é super importante Eu fiquei sabendo no pet shop que fica aqui do lado, eu sou praticamente vizinho, então a gente ficou bastante feliz em ter esse presente aqui perto da gente. Já sou cliente antigo, e venho sempre”.
O Lar Fabiano de Cristo está presente na comunidade do Subúrbio há 66 anos, oferecendo atendimento básico voltado à qualidade de vida de famílias, com foco especial em crianças, adolescentes e idosos, identificando suas necessidades e traçando objetivos de médio e longo prazo. A parceria com a Prefeitura incluiu a instalação de barracas na entrada do Lar para a comercialização das hortaliças.
Esta é a segunda horta comercial do município. A primeira foi entregue no Terreiro Ilê Axé Ewá Omin Nirê, na Estrada do Raposo, em Cassange, beneficiando cerca de 10 famílias em uma área de 1,8 mil m². Ambos espaços recebem o cultivo de diversas espécies de hortaliças, como alecrim, alface verde, alface roxa, cebolinha, erva-doce, hortelã miúdo, lavanda, manjericão verde e roxo, pimenta-biquinho, pimenta malagueta, pimentão, tomate-cereja e de salada, orégano, tomilho e salsa.
Reportagem: Iann Jeliel e Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Um homem, de 25 anos, foi preso em flagrante após matar cinco cachorros em Limeira,…
Um homem foi preso preventivamente após divulgar um vídeo nas redes sociais em que aparece…
O inverno se aproxima no hemisfério norte, e as primeiras neves da temporada já começaram…
A promoção do Orçamento Sensível a Gênero (OSG) foi o tema central do Encontro entre…
Com o tema “Direitos Humanos: Democracia, Cidadania e Justiça Social”, os estudantes da modalidade de…