Categories: Últimas Notícias

Guarda Civil Municipal de Salvador realiza treinamento para grandes eventos – Secretaria de Comunicação

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) promoveu a 2ª turma de Patrulhamento em Grandes Eventos. O treinamento, que abrange protocolos de segurança e abordagem, tem como foco a preparação para as festividades de fim de ano e o Carnaval, momentos de grande aglomeração na cidade. Com cerca de 16 horas de carga horária, o treinamento foi intensivo e essencial para a prática diária dos guardas.

O inspetor geral da GCM, Marcelo Silva, destacou a importância da formação contínua. “O curso de patrulhamento e desenvolvimento é um dos conteúdos que nós passamos para o nosso efetivo. É uma atividade na qual nos desenvolvemos e, a cada ano, fazemos essa qualificação”. Ele também ressaltou que o treinamento é estendido às guardas do interior, reforçando a segurança em eventos regionais.

Samuel Rodrigues, instrutor do curso, detalhou o conteúdo abordado. “A ementa é justamente protocolos de patrulhamento e ações preventivas. Esse curso é voltado para guardas que já fazem parte da corporação e visa atualizar técnicas de abordagem e patrulhamento”, comentou.

Robson Carlotta, guarda com um ano de experiência, expressou sua satisfação com o curso. “É super importante para todos os guardas civis estarem passando por esse treinamento. Você relembra técnicas que foram passadas durante o curso de formação, especialmente para eventos de grande aglomeração”, afirma.

Clébia Patrícia, guarda de Itabuna com 14 anos de experiência, também participou da capacitação. “É de grande importância. A capital é diferenciada e a Guarda de Salvador tem um prestígio muito grande. Aprender aqui e compartilhar o conhecimento com os colegas é fundamental”, afirmou Clébia, que trabalha com a Ronda Maria da Penha.

Janaldo Batista, encarregado do Grupamento de Operações Especiais, ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos. “A Guarda Municipal do Salvador abraçou essa responsabilidade de formar guardas do interior, diminuindo a lacuna de conhecimento técnico entre as corporações”, disse. Ele ainda enfatizou que, muitas vezes, as guardas do interior têm uma responsabilidade maior em eventos locais, necessitando de um preparo adequado.

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Orçamento de 2025 é aprovado pela Câmara de Simões Filho, garantindo recursos para novos projetos

A Câmara de Simões Filho aprovou nesta terça-feira (05), em segunda e última discussão, o…

4 horas ago

Prefeitura de Simões Filho impulsiona melhorias no Engenho Novo com novas pavimentações

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), continua investindo em melhorias…

4 horas ago

Taxa de juros elevada segura consumidores em inadimplência, diz CNC

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional…

4 horas ago

Alckmin alerta para vídeo falso com sua imagem nas redes sociais

Um vídeo falso com uma imagem manipulada do vice-presidente Geraldo Alckmin está circulando em aplicativos…

5 horas ago

BNDES lança serviço que agiliza crédito a micro e pequenas empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (5) o lançamento…

6 horas ago

Instrutor de paraquedismo morre após salto de speed fly no Rio de Janeiro

Acidente aconteceu na Pedra Bonita, em São Gonçalo; segundo informações, equipamento não inflou corretamente Reprodução/X/@baudorio…

6 horas ago