Grânulos de Fordyce: o que são, sintomas, causas e tratamento

HomeLifestyle

Grânulos de Fordyce: o que são, sintomas, causas e tratamento

Os grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas brancas ou amareladas que podem aparecer nos lábios, interior das bochechas ou região genital. Esses grânulos correspondem às glândulas sebáceas aumentadas e não causam dor, nem trazem qualquer consequência para a saúde.

Acredita-se que os grânulos de Fordyce estejam presentes deste o nascimento e sejam mais notados na puberdade devido às alterações hormonais. Portanto, não estão relacionados a doenças como HIV, herpes, verrugas genitais ou câncer, por exemplo.

Apesar dos grânulos de Fordyce não representarem risco para a saúde, algumas pessoas podem desejar eliminar esses grânulos por uma questão de estética, sendo recomendado consultar um dermatologista, que pode orientar qual o tratamento mais indicado para cada caso.


Sintomas de grânulos de Fordyce

O principal sintoma dos grânulos de Fordyce é o surgimento de uma ou mais bolinhas amarelas, esbranquiçadas ou avermelhadas de 1 a 3 mm de tamanho em partes do corpo como borda dos lábios, interior das bochechas e mucosa genital.

Na região genital, é comum os grânulos de Fordyce surgirem nos lábios vaginais, nas mulheres, ou no corpo do pênis, glande, prepúcio e/ou bolsa escrotal, nos homens, podendo se parecer com pequenos caroços ou espinhas.

Leia também: Caroço ou espinha no pênis: o que pode ser e como tratar


tuasaude.com/caroco-no-penis

No entanto, os grânulos de Fordyce normalmente não provocam sintomas como dor, coceira ou irritação, alterando somente a estética da região onde surgem.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de grânulos de Fordyce normalmente é feito pelo dermatologista levando em consideração as características das alterações na pele, não sendo necessária a realização de outros exames na maioria dos casos.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais perto de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, os grânulos de Fordyce na região genital podem ser confundidos com as lesões provocadas por algumas infecções sexualmente transmissíveis em seus estágios iniciais, como HPV ou herpes. Por isso, o médico pode indicar exames para descartar esta possibilidade em alguns casos.

Leia também: Infecções sexualmente transmissíveis: 10 principais ISTs, tratamento (e cura)


tuasaude.com/doencas-sexualmente-transmissiveis-dst

Possíveis causas

Os grânulos de Fordyce são causado pelo crescimento de glândulas sebáceas que se desenvolveram em partes incomuns do corpo, como a pele da borda dos lábios e a mucosa dos órgãos genitais. 

Acredita-se que os grânulos de Fordyce estão presentes desde o nascimento e fiquem maiores e mais visíveis durante a adolescência devido aos estímulos hormonais. Além disso, parecem ser mais frequentes em homens e em pessoas com pele muito oleosa. Veja outras alterações comuns na adolescência.

Grânulos de Fordyce são contagiosos?

Os grânulos de Fordyce não são contagiosos. Embora possam parecer verrugas de HPV ou as bolinhas de herpes, não estão relacionados com agentes infecciosos como bactérias ou vírus, surgindo de forma natural na região da boca ou dos genitais.

Leia também: HPV: o que é, sintomas, transmissão e tratamento


tuasaude.com/hpv

Como é feito o tratamento

O tratamento dos grânulos de Fordyce é feito apenas por razões estéticas e nem sempre se consegue eliminar totalmente as lesões. Assim, algumas das opções que podem ser recomendadas pelo dermatologista são:

  • Uso de pomadas e cremes, como tretinoína ou ácido dicloroacético, que ajudam a eliminar os grânulos da pele, mas só devem ser usados com indicação de um dermatologista;
  • Técnica de micro-punção, que é feita com anestesia local e uso de um aparelho especial para retirar os grânulos;
  • Laser de CO2, em que o médico usa um forte raio de luz que elimina os grânulos da pele.

Estas opções de tratamento podem ser usadas para eliminar ou disfarçar os grânulos de Fordyce de todas as partes do corpo, mesmo na região genital. Remédios naturais como o óleo de jojoba, vitamina E ou o extrato de argan podem também ser utilizados no tratamento dos grânulos de Fordyce em associação com os tratamentos medicamentosos.

É importante evitar espremer os grânulos de Fordyce em casa, pois essa técnica não provoca a sua eliminação e pode até aumentar o risco de infecção da pele.





94% dos leitores

acham este conteúdo útil



(468 avaliações nos últimos 12 meses)

Fonte: Tua Saúde!

COMMENTS