O governo federal lançou nesta quarta-feira (23) uma plataforma para expandir e tornar mais eficiente os investimentos internacionais na área de economia verde brasileira. Denominada de Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica do Brasil (BIP), a iniciativa tem como objetivo ajudar o Brasil a alcançar suas metas de desenvolvimento e clima.
De acordo com o Ministério da Fazenda, mobilizar capital internacional de transição é essencial para que o Brasil alcance suas metas de desenvolvimento e clima. Por isso, a plataforma busca expandir e otimizar os investimentos de transição em setores-chave.
A BIP inicialmente foca em três setores:
Os projetos apoiados podem ter origem nos setores públicos e privados. A BIP já identificou sete projetos-piloto como meio de testar os critérios de seleção, o modelo operacional e os fóruns de tomada de decisão.
As iniciativas selecionadas somam juntas US$ 10,8 bilhões em capital a ser mobilizado.
Veja:
A BIP também estabelecerá um fórum global e intersetorial que promoverá a colaboração público-privada para mobilizar investimentos em projetos alinhados com as prioridades do governo.
Por essa razão, a plataforma interagirá ativamente com iniciativas já existentes, como:
Em 2023, o Brasil atualizou sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e suas ambições climáticas, com o objetivo de reduzir suas emissões em 53% até 2030.
De acordo com o governo federal, o país está finalizando suas metas de redução de emissões para 2035 atualmente, que incluem o foco de combater o desmatamento, práticas agrícolas sustentáveis, descarbonização industrial, dentre outras.
Segundo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a plataforma facilitará a divulgação das oportunidades de negócios no país, nos setores da chamada economia verde, atraindo ainda mais investimentos produtivos para o Brasil e, consequentemente, irá gerar mais emprego e renda.
A BIP trabalhará com fundos e programas públicos existentes, como o Restaura Amazônia, além de iniciativas parceiras, como Laboratório de Investimentos da Natureza do Brasil e o programa Acelerador de Transição Industrial (ITA) Brasil.
O governo também avalia realizar parcerias com bancos multilaterais de desenvolvimento e fundos ambientais e climáticos para financiar tecnologias emergentes e desenvolver estruturas de financiamento inovadoras.
A iniciativa foi lançada em Washington, nos Estados Unidos, durante viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao território norte-americano.
Haddad participa da 4ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 e das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.
A plataforma é resultado de uma ação entre Ministério da Fazenda, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, o Ministério de Minas e Energia e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Bloomberg Philanthropies, a Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (GFANZ), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Verde para o Clima (GCF).
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a plataforma será essencial para a implementação do Plano Clima, política que tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa e garantir melhores condições de o país enfrentar os eventos climáticos extremos.
“A Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica é um dos resultados da Força-tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima, inovação trazida pela presidência brasileira do G20”, disse a ministra.
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…
Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),…