Fornecer internet de qualidade para as instituições de ensino e pesquisa no estado e promover melhoria na prestação dos serviços públicos. Esses são os propósitos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao inaugurarem as redes da Infovia Bahia nas cidades de Irecê, Itaberaba, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. A infraestrutura oferece conexões de 10 Gbps, beneficiando 20 instituições estaduais e federais e se integrando às redes já ativas em Juazeiro e Paulo Afonso.
O projeto Infovia Bahia, que faz parte do Programa Conecta e Capacita do MCTI, ainda prevê novas ativações nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Cruz das Almas, Cachoeira, Governador Mangabeira, Uruçuca, Itabuna (2ª etapa) e Eunápolis, com previsão de conclusão em 2025/2026.
A iniciativa, que abrange cerca de 2,5 mil quilômetros de fibra óptica, facilitará projetos colaborativos, reduzirá custos de conexão e permitirá avanços em serviços como a telemedicina, beneficiando direta e indiretamente cerca de 1 milhão de baianos com uma internet mais estável e acessível.
O chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, destaca a relevância de uma rede de alta capacidade para atender as necessidades das instituições de ensino e pesquisa do estado. “Essa rede robusta de alta velocidade permite que projetos de ponta sejam desenvolvidos aqui mesmo, no interior do estado, com uma conectividade que atende desde a educação até serviços essenciais, como os serviços do http://ba.gov.br. A RNP e o MCTI, com apoio da Secti, estão conectando a Bahia de ponta a ponta, impulsionando o avanço acadêmico e garantindo que o impacto dessas tecnologias chegue à vida de milhares de baianos”.
Para a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a nova infraestrutura traz um impacto positivo para as regiões beneficiadas. “Estamos celebrando a inauguração das novas redes metropolitanas e conexões da Infovia Bahia, por meio da RNP, que já é um caso de sucesso consolidado no país. Nesta fase, estamos levando infraestrutura de internet segura e de alta velocidade para seis novos trechos. Além da comunidade acadêmica, quase 1 milhão de habitantes dessas localidades também serão impactados, pois escolas, órgãos estaduais e municipais terão acesso a uma conectividade de maior qualidade, fornecida pelo setor privado e público, democratizando o acesso à internet em toda a região”, afirma.
Segundo Nelson Simões, diretor-geral da RNP, a expansão da infraestrutura vai beneficiar diretamente 53 campi de instituições de ensino e pesquisa. “Essas instituições vão passar a contar com uma conexão estável, de alta performance, e que poderá crescer muito, em longo prazo. Ter acesso a uma rede confiável e de maior capacidade tem um impacto direto na qualidade da produção de conhecimento e na inovação. Aqui, penso tanto em pesquisas de ponta, que precisam processar enormes volumes de dados, como na qualidade da educação à distância, por exemplo. A nossa ideia central é conectar pesquisadores, professores, alunos, mentes criativas de todo o país”, projeta.
Fonte: Ascom/Secti
COMMENTS