Sete artigos técnicos e um vídeo com boas práticas desenvolvidas pelo governo baiano estão ganhando destaque na programação do XIII Congresso Consad de Administração Pública 2024, que começou esta terça (20), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Considerado um dos eventos mais influentes em gestão pública no Brasil, o Congresso está mobilizando administradores públicos de todo o país interessados em debater vias de inovação e aprimoramento dos serviços públicos estaduais e municipais.
Na solenidade de abertura do evento, o secretário da administração da Bahia, Edelvino Góes, foi uma das personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito Consad de Gestão Pública. A Medalha é uma honraria concedida como reconhecimento à atuação profissional, de gestão, de pesquisa ou política em defesa da gestão pública.
Já no restante da programação, o governo baiano está marcando presença com contribuições nas áreas de compras públicas, ciência de dados, escolas de governo e transformação digital. Só a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) teve quatro artigos e um relato de boa prática selecionados pela comissão organizadora do Congresso.
Escolhido entre trabalhos inscritos pelos mais diversos estados com a temática Centralização das Compras Públicas, o case produzido pela equipe da Central de Serviços Compartilhados da Saeb narra em vídeo a experiência do Estado com o projeto de Mobilidade Veicular (MOVE), voltado para a intermediação e agenciamento de transporte de servidores públicos para atividades administrativas.
Também na área de compras públicas, destaque para a apresentação sobre “Instrumentos alternativos para resolução de conflitos”, que será feita pela Superintendência de Recursos Logísticos da Saeb. Dentro da temática Ciência de Dados, a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) apresenta dois artigos “Pesquisa de Satisfação para Aprimoramento à experiência do cidadão” e “Gestão do Atendimento e Agendamento”. Em paralelo, a Superintendência de Gestão e Inovação da Saeb participa do evento com uma análise sobre a experiência do Plano Estadual de Capacitação e Formação – PECAF no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC.
Já os outras unidades do Estado que marcarão presença no Consad são a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) e a Unioversidade do Estado da Bahia (Uneb), parceiras em um artigo sobre consórcios públicos intermunicipais e educação básica, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), com uma apresentação sobre o Sistema de Informações Geográficas SIGWeb, e o Departamento Estadual de Transito (Detran-BA), com um trabalho sobre o uso da Inteligência Artificial.
Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) reúne desde 2000 representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Periodicamente, a entidade promove encontros visando a troca de experiências e a busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil em um ambiente de trabalho plural e multipartidário.
Fonte: Ascom/Saeb
Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Civil apuram as causas do acidente; vítima foi…
Cerca de 2 mil estudantes da rede estadual de 50 escolas do Núcleo Territorial de…
O estímulo à iniciação científica na Educação Básica na Bahia, impulsionado pela Secretaria da Educação…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por sua vez, estima para o ciclo 2024/2025 aumento…
A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab), por meio do Telessaúde da Diretoria de…
A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13)…