Ébahia News
HomeBahia

Governo anuncia investimentos no Zoológico de Salvador e novos equipamentos para proteção dos animais silvestres

Quatro veículos adaptados para o resgate e transporte de animais, um novo aviário para o Zoológico de Salvador e a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) na região Oeste. O anúncio desses equipamentos foi feito na manhã desta sexta-feira (13), pelo secretário do Meio Ambiente (Sema), após aprovação, do aporte de recursos financeiros, feita pelos membros do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), durante a  22ª reunião do Fundo.

O secretário, que também preside o Ferfa, ressaltou que o Governo do Estado não tem medido esforços e investimentos quando se trata de políticas e estruturas voltadas à proteção dos animais silvestres e de seus habitats: “esse dia marca um avanço significativo na nossa capacidade de proteger a fauna silvestre da Bahia. Os membros deste colegiado se mostraram sensíveis e entusiastas dos projetos apresentados, o que mostra o empenho da gestão ambiental da Bahia. A aquisição dos novos equipamentos e o Cetas Oeste visa à melhoria da capacidade operacional, ampliando o alcance da nossa atuação, desde o resgate ao tratamento e soltura dos animais ao seu habitat natural”.

Foto: Tiago Jr./Ascom Sema

A frente do Inema, órgão responsável pelo Zoológico e o Cetas, a diretora-geral, Maria Amélia Lins, destacou que este momento é resultado do trabalho e empenho conjunto de gestores e do corpo técnico da instituição: “é importante ressaltar que este reconhecimento só é possível graças à dedicação de uma equipe multidisciplinar com a participação de técnicos, veterinários, biólogos, motoristas, entre outros, que são referência nos cuidados com estes animais”.

Já o veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinícius Dantas, agradeceu a todos os presentes pela olhar atencioso para as estruturas e profissionais: “são investimentos necessários para fortalecer este trabalho, tanto no Zoo quanto no Cetas, estruturas complementares, enquanto a primeira atua com programas de educação ambiental sendo também referência em estudos e na preservação de animais ameaçados de extinção, o Cetas já tem esse papel mais de atendimento emergencial e de reintrodução das espécies na natureza”.

Foto: Tiago Jr./Ascom Sema

Outros anúncios

Durante a 22ª reunião do Ferfa também foi aprovada o financiamento do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), uma iniciativa do Governo da Bahia voltada para a inclusão social e a capacitação de jovens da rede estadual de ensino em práticas de conservação e sustentabilidade nas comunidades onde vivem. O Programa é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) e a Coordenação Geral de Políticas de Juventude (Cojuve).

“Essa é uma importante etapa para efetivação deste Programa inovador, a equipe da secretaria realizou uma apresentação dos principais pontos, mostrando o grande potencial transformador do AJA. Hoje foi aprovado a fonte de recursos para a implementação da primeira etapa, que contemplará mil jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores do território da Baía de Todos-os-Santos”, apontou o secretário da Sema, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

AJA 

Com lei já publicada (14.762/2024) e previsto para iniciar em 2025, a iniciativa vai beneficiar jovens, de idade entre 15 e 29 anos, com um cronograma de capacitações e atividades para que estes atuem como protagonistas na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, tornando-se agentes de mudança em suas comunidades. Os beneficiados também receberão um auxílio de R$ 315 mensais durante um ano.

Ferfa 

É um fundo de natureza patrimonial, que tem por objetivo financiar a execução da Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção da Biodiversidade. Também apoia financeiramente projetos socioambientais originados por demanda espontânea ou induzida. Esses projetos têm o público alvo, a abrangência, e os eixos temáticos, definidos a partir de linhas de fomentos estabelecidas em consonância com o Plano Plurianual, PPA e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Fonte: Ascom/Inema

Fonte: Clique aqui

COMMENTS