A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, defendeu nesta segunda-feira (21) que a PEC do Estouro tenha efeitos permanentes ao deixar fora do teto de gastos despesas de viés social, como o pagamento do Bolsa Família. A fala foi feita a repórteres em Brasília.
A minuta do texto prevê que R$ 200 bilhões fiquem fora do teto. A versão final deve ser apresentada na terça-feira (22), conforme disse Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Orçamento da equipe de transição, à analista de Política da CNN Basília Rodrigues.
Parte dos aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que o valor extrateto deveria valer por um prazo determinado. Gleisi Hoffmann defendeu que ele fique fora do teto de forma permanente.
“Vai depender do Congresso Nacional. O meu entendimento é que não tenha prazo. Se a gente quer combater a miséria, fazer desenvolvimento social, a gente não pode ter soluções momentâneas. Nós temos que ter longo prazo, porque só assim conseguiríamos resolver estes problemas crônicos do país”, afirmou.
“A PEC é muito simples. Ela excepcionaliza o Bolsa Família do teto de gastos, e a gente tem que ter a clareza de que isso foi aprovado. O Bolsa Família, o auxílio emergencial, tirar as pessoas da pobreza, ter política social eficiente foi aprovado por 100% do eleitorado brasileiro. Quem votou e elegeu Lula, e também quem votou Bolsonaro, porque ele propôs a mesma coisa”, completou Gleisi.
Ela acrescentou ainda acreditar que “o Congresso Nacional vai ter muita sensibilidade para nos ajudar a resolver isso”.
Sobre a escolha de ministros, a presidente do PT afirmou que cabe a Lula “iniciar esse movimento”, o que não aconteceu até o momento. “Antes dele iniciar, nós não vamos fazer nenhuma conversação política sobre ministérios”, observou.
*publicado por Tiago Tortella, da CNN
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Um homem foi preso preventivamente após divulgar um vídeo nas redes sociais em que aparece…
O inverno se aproxima no hemisfério norte, e as primeiras neves da temporada já começaram…
A promoção do Orçamento Sensível a Gênero (OSG) foi o tema central do Encontro entre…
A elevação dos gastos com a Previdência Social fez o governo bloquear mais de R$…
Nesta sexta-feira (22) e sábado (23), a Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô,…