Categories: Bahia

Geopublica apresenta inovações em geotecnologia no setor público

Órgãos municipais, estaduais e federais, além de representantes da iniciativa privada, reuniram-se no Fiesta Convention Center, em Salvador, nos dias 11 e 12 de setembro, para discutir inovações em geotecnologias aplicadas ao setor público. Esta é a 13ª edição do Geopublica, evento organizado pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (Cecar) e coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O evento exibiu projetos e políticas de geoinformação da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo e da Polícia Federal/Ministério da Justiça, além de tecnologias desenvolvidas por empresas privadas de referência. Áreas como saneamento, saúde, educação, acesso à água, transporte, habitação, combate à fome e pobreza e gestão ambiental estão entre as que utilizam geoinformação.

Foto: Heder Nunez/AscomSEI

“A espacialização da informação, traduzida em mapas e cartogramas, é um recurso amplamente utilizado pela sociedade no seu dia a dia, por exemplo, quando acessa aplicativos de transporte e mapas no seu celular. Aqui no Geopublica apresentamos as aplicações do setor público. É um importante momento de promover o compartilhamento de experiências e a inovação, para que possamos qualificar cada vez mais a política pública pautada em evidências”, explicou o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, na abertura do evento.

O secretário do planejamento, Cláudio Peixoto, parabenizou pela “brilhante iniciativa da SEI e Cecar por destacar este ano o tema ‘Geoinformação e compromissos de governo’, conectando os programas do Plano Plurianual (PPA) com o uso das geotecnologias, necessárias para impulsionar as políticas públicas”.

Foto: Heder Nunez/AscomSEI

Nesta quinta-feira (12), o Geopublica destacou em sua programação o debate sobre limites interestaduais, com a participação dos estados da Bahia, Sergipe e Espírito Santo. Apresentou ainda produtos e aplicativos de geoinformação da SEI, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Destaque para o projeto de Atualização Cartográfica da Bahia, da SEI, que atualmente percorre 23 municípios da Chapada Diamantina para renovar, com mais detalhe, a cartografia básica. E o Certloc, aplicativo para solicitação de certidão de localização de imóveis rurais emitida digitalmente.

Foto: Heder Nunez/Ascom SEI

O diretor de Informações Geoambientais da SEI, Cláudio Pelosi, lembrou que “a espacialização da informação é o grande diferencial para dar eficiência às políticas públicas, utilizada no planejamento, implantação e avaliação dos resultados”.

O Inema apresentou o Geobahia, sistema digital de informações ambientais e socioeconômicas georreferenciadas para suporte à gestão ambiental. Uma série de ferramentas de geotecnologia foi apresentada pela Conder, que vem modernizando os processos de planejamento das obras de infraestrutura do Estado. Entre elas, o Sicagis, um aplicativo que agiliza a regularização fundiária de unidades habitacionais. Também conhecemos o Portal da Água, iniciativa da SIHS que mostra os ativos hídricos espacializados, auxiliando na gestão.

Fonte: Ascom/SEI

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Corpo é encontrado boiando em represa em Alfenas (MG)

Um corpo foi encontrado boiando na represa de Furnas, na cidade de Alfenas (MG), na…

13 horas ago

PF acessa dados de celular apreendido com autor de atentado a bomba no STF

Extração das informações foi feita por meio de um software de última geração; outros bens…

13 horas ago

Poluição que aquece o planeta deve atingir nível recorde, diz estudo

Poluição responsável pelo aquecimento global atingirá o nível mais alto de todos os tempos, frustrando…

3 dias ago

Morto em aeroporto apontou imóveis de luxo no litoral norte de SP ligados ao PCC

O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, assassinado no aeroporto de Guarulhos (SP) na última sexta-feira…

3 dias ago

Família de Marília Mendonça aciona justiça contra rede de fast-food por decoração de Halloween ofensiva

Imagens que circularam nas redes sociais mostravam o nome de Marília em uma decoração que…

2 semanas ago

Projetos ensinam os conceitos da economia circular

Separar resíduos, evitar uso de materiais descartáveis, reciclar. Esses são passos considerados essenciais para frear…

2 semanas ago