Nesta sexta-feira (29) e sábado (30), o Pelourinho recebe a sexta edição do Festival Afrofuturismo, consolidado como um dos principais eventos de diversidade, tecnologia e inovação da América Latina. O evento é parte integrante do Novembro Salvador Capital Afro, programação especial organizada pela Prefeitura em alusão ao Mês da Consciência Negra.
Com o tema “Adinkras – O Código Fonte da Liberdade”, o festival celebra os saberes ancestrais e a filosofia dos símbolos Adinkras, criados pelo povo Asante, de Gana, pertencente ao grupo linguístico Akan. Esses símbolos, desenvolvidos como um sistema de escrita, são ferramentas de preservação do conhecimento e expressam valores fundamentais para o desenvolvimento social, econômico e cultural.
O Festival Afrofuturismo 2024 apresenta uma agenda diversa, com diversas palestras, rodas de conversa, exposições, apresentações culturais e artísticas, além de uma Feira de Empreendedores da Economia Criativa. Os interessados podem adquirir os passaportes para o evento pelo link https://www.sympla.com.br/
Programação – A abertura será conduzida por Grazi Mendes, reconhecida como uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo pela MIPAD (Most Influential People of African Descent). Ela vai ministrar a palestra “Ancestrais do Futuro: construindo uma cosmovisão para o amanhã” e lançará seu livro “Ancestrais do futuro: qual a mudança que o seu movimento alcança?”.
Entre os temas em destaque na programação estão painéis que abordam empoderamento econômico negro, influência digital e antirracismo, acessibilidade e diversidade no mercado de games, e música na era da inteligência artificial, além de discussões sobre literatura marginal, robótica no dia a dia e investimento social privado.
O festival contará com a participação de renomados convidados nacionais, como Rene Silva (fundador do Jornal Voz da Comunidade), Wanessa Fernandes (CEO do Grupo Africanize), Felipe Velozo (ator e repórter dos programas Encontro e É de Casa) e os influencers PH Cortês e Sára Zarâ. Também estarão presentes importantes nomes internacionais, como Liz Gomis (Diretora da MansA), Yuniya Khan (fundadora do The Emerge Project), Curtis T. Jewell, II (CEO da Jewell Strategy) e Marcos Jamir (fundador da plataforma AfricanDEV).
As atividades ocorrem simultaneamente em diversos espaços do Pelourinho, como a Casa Vale do Dendê, Museu Eugênio Teixeira, Teatro Sesc Pelourinho, Casa do Olodum, Praça Tereza Batista, Faculdade de Medicina da Bahia, Museu da Energia, Praça Quincas Berro D’Água e Casa Ashanti. Os participantes do Festival poderão escolher entre quatro “trilhas” temáticas: Literatura, Arte, Cênico-Musical e Corpo em Movimento.
Na trilha de Literatura, haverá lançamentos de livros e painéis sobre literatura afrofuturista e marginal. A trilha de Arte convida os participantes a explorar uma exposição imersiva sobre os símbolos Adinkras e a discutir arte e tecnologia, além de visitar museus e galerias no Centro Histórico de Salvador.
A trilha Cênico-Musical contará com apresentações musicais, como os shows do Cortejo Afro e da banda Afrocidade, além de um espetáculo teatral, “Koanza no Futuro”, e discussões sobre o mercado musical e humor. Por fim, a Trilha Corpo em Movimento abordará temas como dança, liberdade simbólica, saúde e bem-estar do corpo afro-americano, com workshops e uma mostra artística seguida de bate-papo.
Realização – O Festival Afrofuturismo – Ano VI é realizado pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, com correalização do Sebrae e apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e apoio financeiro da Unilever.
A UNEB/ UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA/ ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO…
Daniel Henrique Dias, de 42 anos, e Bárbara Rosa, de 32 anos, foram encontrados mortos…
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância de medidas…
Foto: Betto Jr./Secom PMS A Prefeitura de Salvador, por meio da Casa Civil, firmou na…
As medidas de corte de gastos obrigatórios apresentadas pelo governo federal nesta semana devem ser…
Eventuais mudanças nos pisos de gastos da saúde e da educação trariam pouca economia e…