Ébahia News
HomeBrasil

Falha no sistema de sinalização gera caos em três linhas do Metrô de São Paulo e revolta usuários

Problema teve início por volta das 6h30, na região da estação Ana Rosa; trens circularam em modo manual nesse trecho, o que provocou lentidão e atrasos em toda a rede

Fábio Vieira/FotoRua/Fotoarena/Estadão ConteúdoFalha causa lentidão e lotação de passageiros na estação Sé do Metrô, na região central de São Paulo

Uma falha no sistema de sinalização comprometeu a operação do Metrô de São Paulo na manhã desta quinta-feira (29), afetando diretamente as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O problema teve início por volta das 6h30, na região da estação Ana Rosa, e impactou especialmente o trecho entre as estações Paraíso e Santa Cruz, na Linha 1. Por medida de segurança, os trens circularam em modo manual nesse trecho, o que provocou lentidão e atrasos em toda a rede. Como o sistema metroviário é interligado, o problema gerou reflexos nas linhas 2-Verde e 3-Vermelha, que também operaram com velocidade reduzida e maior intervalo entre os trens.

Passageiros relataram trens parados por mais de 20 minutos entre as estações e plataformas lotadas, especialmente nas estações Santana, Tucuruvi, Sé e Paraíso. Revoltados, usuários expressaram indignação nas redes sociais e com os próprios funcionários do Metrô. “O metrô está horrível na linha azul. Fila quilométrica no Jardim São Paulo, só uma catraca funciona, o trem está parado. Todo mundo está indo embora da estação para pegar o ônibus, que nunca passa”, revoltou-se no X (antigo Twitter) um usuário.

Durante o pico da manhã, o Metrô controlou o fluxo de entrada em diversas estações para evitar superlotação. Do lado de fora, também houve aglomeração. A situação começou a ser normalizada às 8h52, quando os trens voltaram a operar normalmente. Em nota, o Metrô pediu desculpas pelos transtornos e informou que os passageiros foram comunicados sobre a ocorrência por meio do sistema de som dos trens e estações, além dos canais oficiais. A empresa também reforçou que o monitoramento foi feito integralmente pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Especialistas destacam que o episódio reforça a importância de manutenção constante e de um sistema de comunicação eficiente para lidar com falhas emergenciais. Apesar do contratempo, a resolução evitou maiores prejuízos à mobilidade urbana no restante do dia.

Veja as reclamações e os vídeos feitos pelos usuários do Metrô

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Clique aqui

COMMENTS