Ébahia News
HomeSalvador

Exposição do Fogo Simbólico segue até 31 de julho no Centro

Como parte das comemorações pelos 202 anos da Emancipação Política do Brasil na Bahia, Simões Filho segue com a Exposição do Fogo Simbólico durante todo o mês de julho. Com o tema “Simões Filho: Terra de Resistência e Liberdade”, a mostra está aberta ao público no Pavilhão do Fogo Simbólico, montado em frente à Praça Noêmia Meireles Ramos, no Centro, e pode ser visitada até o dia 31.

Foto: Lucas Moura/Secom

A iniciativa é da Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e propõe uma imersão na trajetória de luta do povo baiano pela independência, com foco no papel histórico de Simões Filho — na época, chamada Água Comprida — nesse processo de libertação do país do domínio português.

No local, os visitantes têm acesso a documentos, objetos e elementos simbólicos que preservam a memória histórica e fortalecem o sentimento de pertencimento. A mostra também evidencia as batalhas decisivas no Recôncavo Baiano e em Salvador, que culminaram na conquista da soberania nacional.

“O projeto reafirma o compromisso da gestão municipal com a preservação da história, o fortalecimento da cultura local e a construção da identidade coletiva, oferecendo acesso gratuito ao conhecimento histórico para todas as idades”, afirmou o secretário de Cultura, Geasi Silva.

A visitação acontece gratuitamente até 31 de julho, nos turnos da manhã e tarde.

Fonte: Clique aqui

COMMENTS