A ex-atleta da Seleção Brasileira de Judô, Maria Portela, fez um aulão inaugural para o início do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes 2024 na última sexta-feira (9) na Arena de Esportes da Bahia, em Ipitanga, Lauro de Freitas. A atividade recebeu cerca de 200 crianças e adolescentes do Projeto Núcleo de Esportes de Lutas e Combate. O projeto, fruto da parceria entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e as federações estaduais das modalidades contempladas, acontece nos três equipamentos da autarquia estadual na Região Metropolitana de Salvador: a Arena de Esportes; o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma; e o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.
Juliana Camões, coordenadora do Núcleo Mulheres no Esporte da Sudesb, expressou a importância da participação da ex-judoca multicampeã no evento nacional realizado aqui na Bahia. A iniciativa do encontro partiu do núcleo em conjunto com a Federação Baiana de Judô (Febaju), realizadora do campeonato nacional, que acontece pelo segundo ano consecutivo em solo baiano. “Precisávamos da participação de uma atleta de renome para que pudéssemos elevar a atuação do núcleo [Mulheres no Esporte] e desenvolver a participação de mais atletas femininas nos esportes. Surgiu o nome da ex-atleta, que, com certeza, foi importantíssima para o esporte no país inteiro e conseguiu passar todas as suas experiências para as pessoas e, principalmente, para as crianças aqui presentes”.
Maria Portela declarou estar contente em participar do aulão introdutório. “Eu estou muito feliz de estar aqui e tendo contato com toda essa criançada. Eu vim de um projeto social no interior do Rio Grande do Sul e sei da importância que o esporte tem na transformação na vida de uma pessoa. Hoje, me sinto lisonjeada em poder mostrá-los o caminho que segui por muitos anos da minha vida me dedicando ao esporte.”
Felipe Rios, professor de judô do Projeto Núcleo de Esportes de Lutas e Combates no polo da Arena de Esportes, reiterou a importância do projeto social na vida das crianças. “É muito importante ter a presença de uma atleta que foi da Seleção Brasileira aqui, mostrando toda essa vivência e experiência que possui para todas essas crianças. Esse projeto social desenvolvido pela Sudesb junto com a Federação Baiana de Judô, transforma vidas e é muito gratificante participar dessa experiência fantástica nas vidas destes jovens.”
Após participar da atividade, Sarah, aluna do projeto no Centro de Boxe, comentou como foi a experiência. “É incrível estar aqui e poder conhecer tão de pertinho uma atleta que participou das olímpiadas. Tá sendo uma baita experiência para mim, estou achando fantástico, tudo que foi feito até agora.”
Campeonato Brasileiro Sub-21 – A competição teve a participação de 371 atletas (201 no masculino e 171 no feminino) de 26 estados brasileiros. No sábado (10), a partir das 8h20, aconteceram os combates individuais, e, a partir das 11h do domingo (11) foram realizadas as disputas por equipes. O pódio contou com as equipes dos estados de São Paulo, no primeiro lugar; Rio Grande do Sul, no segundo; e Minas Gerais e Espírito Santo empatados em terceiro.
Fonte: Ascom/Sudesb
Um elevador despencou do sexto andar do Edifício Splendor, no Horto Florestal, em Salvador, na…
O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…
Foto: Otávio Santos/Secom PMS Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I…
A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6),…
O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e…
A conferência IV do Campeonato Baiano de Handebol 2024 em Camaçari tem início nesta sexta-feira,…