“A aula prática vai facilitar o nosso aprendizado, principalmente nas matérias de física e matemática. Vai ser muito interessante, porque estaremos fora da sala de aula, mas aprendendo. Estou ansioso para entender melhor os conceitos da ciência com essa praça”. As palavras de John Heliton, que cursa o 2° ano do ensino médio, revelam a importância do equipamento para o processo de aprendizado dos estudantes. O Complexo Integrado de Educação de Itamaraju, onde John estuda, recebeu nesta terça-feira (23) do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Praça da Ciência. A próxima cidade a receber o equipamento é Feira de Santana, com entrega marcada para esta quinta-feira (25).
O espaço oferece aparelhos inclusivos para pessoas com deficiência, promovendo o aprendizado científico de forma lúdica e interativa. A Praça da Ciência está disponível para visitas de unidades escolares da região, mediante agendamento prévio com a escola. A iniciativa, que tem parceria com a Secretaria de Educação, é viabilizada por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, através do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), somados à contrapartida estadual.
A diretora de Políticas e Programas da Secti, Sahada Luedy, que também coordena o projeto, diz qual é o principal objetivo do espaço. “O princípio básico da praça é tornar o aprendizado de disciplinas como física mais envolvente para os alunos. Por meio da abordagem lúdica, os equipamentos instalados nas escolas públicas se transformam em espaços interativos. Essa iniciativa desperta a curiosidade dos alunos, mostrando que os conceitos de física, matemática e outras ciências estão presentes no cotidiano. É uma forma prática e eficaz de demonstrar como essas matérias se relacionam com o mundo real”.
Para a diretora do complexo, Marialda Assunção, a praça é um ambiente facilitador de aprendizagem. “Todo o complexo integrado está muito feliz. Agradecemos imensamente ao governador Jerônimo Rodrigues, à Secti e à SEC por nos contemplar com esse espaço tão rico, onde os meninos irão aprender com mais facilidade”, afirma. Já a representante da SEC, a diretora do NTE 07, Maria Dias, ressalta o significado da ação para a comunidade escolar. “É um equipamento que dinamiza as aulas e ajuda os nossos estudantes na compreensão das questões científicas. O Governo do Estado está de parabéns em implantar esses equipamentos que têm uma importância muito grande nas nossas escolas”.
O professor de matemática, Jomilde Amorim, explica como os aparelhos podem ser ferramentas de ensino. “Podemos usar várias metodologias de ensino nessa praça. O professor de física pode ensinar o conceito de som, de distância e de mover alavancas. Na matemática também tem a torre infinita que tem os conceitos de espelho. Enfim, tem vários equipamentos que podemos trabalhar”.
Fonte: Ascom/Secti
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