O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, destaca a atuação da Sudesb na pauta. “Estamos trazendo as grandes competições nacionais paradesportivas para a Bahia e desenvolvendo as estaduais. Já fizemos com as modalidades de lutas, de natação, escolares, dentre outras. Agora, estamos com o futebol e o basquete. São pautas importantes para o fomento, inclusive, também, na iniciação por meio dos nossos projetos sociais, da inclusão da pessoa com deficiência nos esportes. Nosso objetivo é garantir a prática esportiva, do lazer até o alto rendimento, do público PCD da Bahia”, comenta.
Brasileiro de Futebol para Surdos
Organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Sudesb, da Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS) e da Icom-Libras mais a chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o torneio reúne 126 surdoatletas de seis federações na categoria masculina, além de mais 20 membros de comissão técnica e da diretoria da CBDS.
“Esses números mostram o crescimento das federações e são uma visibilidade positiva para o surdodesporto. Isso representa um avanço no alto rendimento para os surdoatletas. O evento tem o objetivo de convocá-los para representar a Seleção Brasileira no Pan-Americano deste ano em Canoas. Agradeço à Sudesb, que forneceu hospedagem e alimentação aos participantes, além da estrutura para a realização deste evento tão importante”, expressa Diana Kyosen, presidente da CBDS.
As Federações Desportivas dos Surdos da Bahia, do Distrito Federal, de Minas Gerais, de Goiás, do Rio de Janeiro e do Maranhão estarão presentes nas disputas a partir das 8h, enquanto o congresso técnico será na noite desta sexta-feira (13), no Estádio de Pituaçu, local dos jogos do grupo A, com Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já o grupo B tem o Maranhão, Goiás e o Distrito Federal, jogando no CT do Vitória, no Barradão.
Setembro Verde
O mês de setembro é marcado como o mês da luta da pessoa com deficiência, inclusive por meio da Lei Estadual nº 14.560/23, sancionada no ano passado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Dessa forma, as ações de inclusão no esporte não param por aí. O Ginásio de Cajazeiras também terá programação no final de semana seguinte, com a competição estadual de basquete em cadeira de rodas na quadra e um amistoso Ba-Vi do futebol de amputados no campo sintético na área externa.
O torneio estadual contará com cinco times, representando os municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Itabuna e Dias D’Ávila. As partidas iniciam na sexta-feira (20), mas se concentram tanto no sábado (21) – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência -, e no domingo (22) – Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Autor da lei nacional celebrada no dia 22, em homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) no ano de 1989, e diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto pontua a relevância da competição como parte do Setembro Verde e durante duas datas de homenagem.
“O paradesporto baiano está crescendo cada vez mais em torno desta luta iniciada a alguns anos e que segue como importante ferramenta de política pública dos governos Estadual e Federal. Ter uma data para homenagear e apoiar o trabalho do atleta paralímpico e da equipe ao seu lado reforça esse papel do esporte. A data visa chamar a atenção da sociedade para debater o assunto, superar o forte preconceito ainda tão presente e apoiar aqueles que já praticam e incentivam novos adeptos”, cita o diretor-geral.
Núcleo de Paradesporto
Por esta razão, a existência de uma equipe específica da autarquia estadual para se pensar nas políticas públicas de inclusão do público PCD nos esportes é celebrado pelo diretor. O coordenador do núcleo indica as expectativas a partir do trabalho já executado e previsto, com o exemplo do futebol de amputados, que jogará na manhã do domingo (22) e possui um histórico de apoio da autarquia estadual.
“O nosso futebol de amputados é um grande exemplo da força do nosso apoio, com o fomento às competições estaduais, à realização de torneios regionais e nacionais em solos baianos e à participação das nossas equipes nas grandes disputas. O resultado está aí e segue aparecendo. Por isso, nosso foco é nesta forma de atuação nas demais modalidades e nas capacitações, centradas na capital e interiorizadas, para a retroalimentação desta inclusão tão importante que é dada ainda maior luz sobre no Setembro Verde”, finaliza.
Programação do Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos
Sábado
Campo 1 (Estádio de Pituaçu)
8h – Bahia x Rio de Janeiro;
11h – Minas Gerais x Bahia;
14h – Rio de Janeiro x Minas Gerais;
17h30 – Semifinal 1.
Campo 2 (CT do Vitória – Barradão)
8h – Maranhão x Distrito Federal;
11h – Goiás x Maranhão;
14h – Distrito Federal x Goiás;
17h30 – Semifinal 2.
Domingo (Estádio de Pituaçu)
8h – Disputa do 3º lugar;
10h – Final.
Fonte: Ascom/Sudesb
COMMENTS