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“Esperamos que seja aprovado em maio“, diz Camilo Santana sobre PL do Novo Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse em entrevista à CNN, nesta terça-feira (23), que espera até o final de maio a aprovação do Projeto de Lei do Novo Ensino Médio.

“Aprovação desse projeto vai ser essencial para melhorar a educação brasileira. Esperamos que agora, em maio, possa ser aprovado no Senado”, disse.

Para ele, o projeto, que já foi encaminhado ao Congresso e aprovado pela Câmara tem o intuito de “melhorar a qualidade da educação no ensino público brasileiro.” De forma que os jovens tenham “um currículo mais atrativo que possa estar focado no ensino técnico”.

O ministro ressaltou que aprovação precisa ocorrer “o mais rápido possível” para que as redes de educação possam se preparar para eventuais mudanças”.

“A gente prepara a rede para o ano seguinte com muita antecedência. Quanto mais rápido pudermos aprovar e tirar essa insegurança que existe hoje também no jovem que está no ensino médio melhor”, afirmou.

“O que se quer com a aprovação desse projeto é melhorar a qualidade do ensino médio público brasileiro”

Em conjunto com a aprovação do novo Ensino Médio, o ministro diz que intuito é “estimular que a escola seja atrativa, que tenha uma estrutura e que possa olhar para o futuro, que extrapole a questão das disciplinas”.

Entenda o PL do novo Ensino Médio

A proposta modifica pontos do modelo de ensino do ensino médio como a carga horária, as disciplinas obrigatórias e a formação de professores.

A partir do projeto, fica estabelecido que se manterá a obrigação de 2,4 mil horas para matérias obrigatórias, sendo que os alunos que estudam em modalidade de curso técnico terão que cumprir 1,8 mil horas para uma formação geral básica.

Atualmente, 3 mil horas de ensino médio são divididas entre 1,8 mil horas de disciplinas obrigatórias e 1,2 mil horas nos itinerários formativos.

Para completar essa carga horária total em três anos, os alunos deverão escolher uma área para aprofundar seus estudos a partir de itinerários formativos:

  • linguagens e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • ciências humanas e sociais aplicadas.

Fonte: Clique aqui

Redação

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