Teve início nesta segunda-feira (2) e vai até a quarta-feira (4) a Plenária de Ações da Diretoria de Atenção Básica (DAB) 2024/25. O encontro da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que reúne trabalhadores da DAB e de Núcleos Regionais de Saúde (NRS), acontece no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e tem como objetivo promover a troca de experiências das ações em atenção básica no estado, bem como subsidiar o processo de multiplicação da estratificação de risco gestacional na Bahia.
O início dos trabalhos foi marcado por uma apresentação do Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia, seguida pelas falas dos membros que compuseram a mesa de abertura do evento.
“Esse encontro aqui é de suma importância para a gestão da saúde no estado. São de coletivos como esse que vão surgir muitas ideias para um ano em que teremos que implementar várias ações em sincronia com 210 novos secretários municipais de saúde, a maioria deles em transição administrativa. Acredito muito que precisamos ir além de debater como tornar a atenção primária mais eficiente, e que a gente pode melhorar ainda mais a forma de fazer isso, com equipes cada vez mais entusiasmadas e dedicadas”, afirmou em seu discurso a coordenadora executiva de fortalecimento do SUS, Roberta Sampaio.
“É muito importante essa integração de diversos alinhamentos institucionais dentro da Secretaria da Saúde da Bahia. Encontros como o de hoje são fundamentais para desenvolver uma construção regionalizada de atendimentos, proporcionando maior possibilidade de aprofundamento nas ações nas macrorregiões”, explicou o diretor estadual de atenção básica na Bahia, Marcus Prates.
A programação
No primeiro dia do evento a programação prevê a abordagem dos seguintes temas: ‘Breves considerações sobre a Atenção Básica em 2024’ e ‘Dialogando sobre a Estratificação de Risco Gestacional’.
Nesta terça-feira (3), será apresentado o ‘Panorama da Atenção Básica 2024 e perspectivas para 2025’, com os representantes das macrorregionais Norte, Centro Oeste e Nordeste. No último dia, o mesmo enfoque será voltado para os representantes das macrorregionais Leste, Sul e Extremo Sul.
Fonte: Ascom/Sesab
O espaço, localizado na Rua Afonso Celso, será administrado pelo Instituto Occasio e contará com…
O Senado retirou de pauta nesta quarta-feira (4) o projeto (PL 2234/2022) que prevê a…
Foto: Valter Pontes/Secom PMS Durante este mês de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS)…
O Ministério da Saúde e a prefeitura do Rio de Janeiro chegaram a um acordo…
O potencial e os desafios da visitação sustentável em territórios indígenas foram apresentados nesta quarta-feira…
Frequentadores do local têm notado que a água poluída se espalha sempre que há precipitações,…