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Em encontro com familiares de vítimas da explosão de fábrica de fogos, secretária anuncia ampliação de assistência à saúde

A ampliação da assistência à saúde na região de Santo Antônio de Jesus, especialmente de cardiologia e saúde mental, foi um dos compromissos firmados pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante um encontro com vítimas e familiares das vítimas da explosão de uma fábrica de fogos no município do Recôncavo, ocorrida em 1998.

A Roda de Diálogo em Atenção ao Cumprimento da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, ocorrida nesta sexta-feira (16), no auditório do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Santo Antônio de Jesus, reuniu, além da secretária Roberta Santana, o secretário interino de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Raimundo Nascimento, gestores municipais, diretores de unidades de saúde e representantes do Instituto 11 de Dezembro, formado por familiares das vítimas.

“Queremos fazer uma construção de interesse para a saúde pública do Estado. Em reuniões com representantes do instituto, eu entendi a magnitude e, então, a gente começou a fazer uma outra caminhada, e é nessa caminhada de esperança de reconstrução que eu estou aqui”, afirmou Roberta Santana. Ela explica que, além de estar conectada aos princípios do Governo do Estado de maior humanização no tratamento das vítimas da tragédia, a medida acompanha uma demanda judicial.

Foto: Ascom/Sesab

Em sua exposição, Roberta detalhou o Ponto Resolutivo 12, que dispõe sobre o compromisso do Estado de oferecer gratuitamente, por meio de instituições de saúde especializadas e de forma imediata, adequada e efetiva, o tratamento médico, psicológico e psiquiátrico de que as vítimas necessitem, após consentimento informado, e pelo tempo que seja preciso, inclusive o fornecimento gratuito de medicamentos, conforme estabelecido no parágrafo 272 da sentença da Corte Interamericana.

Para Rosângela Rocha, presidente do Instituto 11 de Dezembro, o encontro foi muito produtivo. “Atendeu às nossas expectativas. Foi uma reunião ampla que faz com que os diversos setores da saúde tenham entendimento do que é a sentença e possam nos atender de acordo com o previsto”, avaliou.

Foto: Ascom/Sesab

“Toda essa construção, esse conjunto de representações aqui, tem um papel importante de encontrar soluções. Estamos com uma disposição enorme de ir pra frente, junto com o Instituto 11 de Dezembro e com as diversas representações para diminuir as dores. E, para além das deliberações de hoje, vamos dar continuidade aos diálogos para construirmos o plano de desenvolvimento socioeconômico para Santo Antônio de Jesus e região já acordado entre as instâncias”, afirmou Raimundo Nascimento.

Ampliação do atendimento

Para o aumento da assistência na região, foi feita a contratação com o Hospital Luiz Argolo – Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus para os serviços de psicologia; gastroenterologia; endoscopia; colonoscopia; coloproctologia; hernioplastia umbilical; tomografia; ultrassonografia; mamografia; mastologista; ressonância; e cardiologia (mapa, holter, ecocardiograma, consultas e revisões).

A Sesab ainda realizou também a contratação com o Hospital INCAR de consultas nas especialidades de endocrinologia, neurologia e otorrinolaringologia. A unidade ainda fez adesão ao credenciamento de cardiologia, especialmente, cateterismo. Os serviços foram iniciados no dia 1º de julho.

Foto: Ascom/Sesab

Carteiras de identificação

No encontro, foram entregues carteiras de identificação que asseguram prioridade no atendimento médico das vítimas e familiares nas unidades de saúde, conforme determina a sentença. “Nas situações de atendimento de emergência, para a priorização, serão levadas em conta também questões ligadas ao protocolo de classificação de risco”, esclareceu Roberta Santana.

Foto: Ascom/Sesab

Novo veículo

Os portadores da carteira de identificação que necessitarem de atendimento fora de Santo Antônio de Jesus terão à disposição, a partir de agora, um veículo para a realização do devido transporte.

Fonte: Ascom/Sesab

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