Elon Musk faz mudança em seu chat de IA em nova ofensiva contra ChatGPT

HomeÚltimas Notícias

Elon Musk faz mudança em seu chat de IA em nova ofensiva contra ChatGPT

Elon Musk disse na segunda-feira (11) que sua startup de inteligência artificial, xAI, tornaria seu concorrente do ChatGPT, “Grok”, de código aberto esta semana, dias depois de processar a OpenAI por abandonar sua missão original em favor de um modelo com fins lucrativos.

O bilionário tem alertado em várias ocasiões contra o uso da tecnologia para lucro por grandes empresas de tecnologia, como o Google.

Ele entrou com o processo contra a OpenAI, apoiada pela Microsoft, da qual foi co-fundador em 2015, mas saiu três anos depois, no início deste mês. Em resposta, a OpenAI divulgou e-mails que mostravam que o CEO da Tesla apoiava um plano para criar uma entidade com fins lucrativos e queria uma fusão com a fabricante de veículos elétricos para transformar a empresa combinada em uma “galinha dos ovos de ouro”.

“Nesta semana, @xAI tornará Grok de código aberto”, disse Musk em uma postagem no X, (antigo Twitter) a plataforma de mídia social que ele possui.

A medida poderia dar ao público acesso gratuito para experimentar o código por trás da tecnologia e alinha a xAI com empresas como a Meta e a Mistral da França, ambas com modelos de IA de código aberto.

O Google também lançou um modelo de IA chamado Gemma, que desenvolvedores externos podem potencialmente adaptar de acordo com suas necessidades.

Investidores de tecnologia, incluindo o apoiador da OpenAI Vinod Khosla e Marc Andreessen, co-fundador da firma de capital de risco Andreessen Horowitz, têm debatido sobre o código aberto em IA desde que Musk entrou com o processo contra o fabricante do ChatGPT.

Embora a tecnologia de código aberto possa ajudar a acelerar inovações, alguns especialistas alertaram que modelos de IA de código aberto poderiam ser usados por terroristas para criar armas químicas ou até mesmo desenvolver uma superinteligência consciente além do controle humano.

Musk disse na Cúpula de Segurança de IA da Grã-Bretanha no ano passado que queria estabelecer um “árbitro terceirizado” que pudesse supervisionar empresas desenvolvendo IA e soar o alarme se tivessem preocupações.

Buscando uma alternativa à OpenAI e ao Google, Musk lançou a xAI no ano passado para criar o que ele disse ser uma “IA máxima buscadora de verdade”. Em dezembro, a startup lançou o Grok para assinantes Premium+ do X.

Em um episódio de podcast com o cientista da computação e podcaster Lex Fridman, Musk sugeriu em novembro que ele favorecia o conceito de IA de código aberto.

“O nome, o ‘aberto’ em OpenAI, supostamente significa código aberto, e foi criado como uma organização sem fins lucrativos de código aberto. E agora é um código fechado para lucro máximo”, disse Musk.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS