Categories: Esporte

Dupla Ba-Vi de futebol de amputados tem ano de importantes conquistas

As conquistas de classificação para Copa Libertadores, jogadora Patrícia Garcia atuando na Seleção Brasileira e o terceiro lugar no campeonato brasileiro foram alguns dos feitos de um ano de sucesso do time de futebol de amputados do Bahia. Já o time do Vitória, em sua primeira participação no brasileirão, livrou-se do rebaixamento e terminou na nona posição da disputa, resultado considerado positivo, além de outros bons sucessos alcançados pelo elenco em 2024.

A vaga da Libertadores, a equipe do Bahia assegurou ao ficar no terceiro lugar do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados, realizado em Fortaleza entre os dias 15 e 17 de novembro. O grupo também foi campeão da Taça Brasil e vice da Copa Norte-Nordeste em 2023, neste ano o grupo assegurou o título na competição regional e partiu rumo ao Brasileirão com a expectativa de mais um título.

Para o presidente da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e um dos representantes do time do Bahia, Luciano Reis, o resultado alcançado no Brasileirão representou a coroação de um grande ano do time. “Com esse grupo que temos, a conseguimos a classificação para a Libertadores que tanto buscávamos. E podemos dizer que esse foi um dos nossos melhores anos”, afirma.

Foto: Divulgação

Na opinião de Luciano, parte dessa melhora é fruto do apoio dado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Copa Norte-Nordeste – As equipes viajaram este ano para Natal, no Rio Grande do Norte, para participar da Copa Norte-Nordeste com transporte cedido pela Sudesb. Nessa competição regional, as equipes alcançaram a posição de campeão (Bahia) e vice (Vitória).

“Agradeço à Sudesb pela parceria deste ano, que culminou nesse campeonato brasileiro maravilhoso que a gente fez, uma ótima experiência pros meninos que nunca tinham ido. Sem a Sudesb, a gente não poderia ter tido essa preparação que a gente teve durante o ano e feito esse bom campeonato”, conta o atacante do elenco e presidente do time de futebol de amputados do Vitória, Alex Fabiano Nascimento.

O elenco rubro negro alcançou a nona posição no brasileiro e não foi rebaixado por conta da vantagem de um gol de saldo. Contudo, foi também por apenas um gol que o clube não se classificou para a Libertadores. No geral, o resultado é considerado positivo por Alex Fabiano. “Foi nossa primeira participação e tínhamos três objetivos: ganhar pela primeira vez na série A, não ser rebaixado e alcançar a próxima fase da competição. Conseguimos dois dos três objetivos”, fala.

Foto: Divulgação

Seleção Brasileira – Quando o coletivo está bem, os destaques individuais tem espaço para brilhar. Única mulher presente na equipe do Bahia, a jogadora e atacante Patrícia Garcia foi convocada para a Seleção Brasileira Feminina de futebol de amputados. Patrícia já estreou na Seleção, participando do campeonato mundial que aconteceu em Barranquilla, na Colômbia, entre os dias 4 e 11 de novembro.

“Me senti muito honrada pela convocação. Sempre quis jogar na minha seleção e ainda pude jogar como titular. Fizemos de tudo, mas não ganhamos, terminamos na oitava posição. Espero que o próximo seja bem melhor e possamos trazer o título”, conta Patrícia. Ela torce para que sua presença na seleção sirva como motivação para que mais mulheres queiram jogar na Bahia e que o futebol de amputados se desenvolva no estado.

“Em outros estados, têm várias meninas jogando. Aqui, na Bahia, ainda são poucas. Torço para que mais meninas possam ver o futebol feminino e que cresça aqui em nosso estado e possa fazer diferença”, afirma. A expectativa tanto de Patrícia quanto de atletas do Bahia e do Vitória é que os bons resultados chamem atenção para que os times recebam mais apoio com transporte, local para treinar e materiais para a prática esportiva, que são desafios rotineiros dos atletas da modalidade.

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Apresentações do Projeto Axé em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Dentre as atividades realizadas neste dia, estão ações arte-educativas, com encenação de teatro de rua,…

2 horas ago

Procedimentos realizados no Centro de Hemorragia Digestiva do HGRS são exibidos na Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Foram transmitidos, ao vivo, para mais cinco mil participantes da XXIII Semana Brasileira do Aparelho…

3 horas ago

Fim de semana terá ensaio especial do Ilê Aiyê, samba de terreiro e afrocortejo no Pelô – Secretaria de Comunicação

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS Neste sábado (23), o Ilê Aiyê abre as portas da Senzala…

3 horas ago

Participantes de Conferência de Economia Solidária defendem o fortalecimento da política com modelo baiano

Sistema de produção e distribuição de bens e serviços baseado na autogestão e no cooperativismo,…

6 horas ago

Terceiro e último grupo de estudantes atletas embarca neste sábado, 23, para os Jogos da Juventude 2024

O terceiro grupo de estudantes atletas a representar a Bahia no maior torneio escolar do…

6 horas ago

COP29: rascunho de financiamento climático propõe US$ 250 bi de países ricos por ano

A presidência da COP29 divulgou na sexta-feira (22) um novo rascunho de acordo de financiamento…

7 horas ago