Dormência nas mãos: 12 principais causas (e o que fazer)

HomeLifestyle

Dormência nas mãos: 12 principais causas (e o que fazer)

A dormência nas mãos é um sintoma que pode ser causado por situações simples, como  deficiência de vitamina B12 ou problemas mais sérios, como esclerose múltipla, ataque cardíaco e AVC.

Conforme a causa dessa condição, a dormência nas mãos também pode surgir junto com outros sintomas como fraqueza nas mãos, dor e dificuldade para mexer as articulações, e cansaço frequente.

É recomendado consultar um clínico geral, ortopedista ou reumatologista, sempre que a dormência nas mãos levar muitos dias para desaparecer ou quando for acompanhada de sintomas como dor no peito, suor frio, falta de ar e dor nos ombros.


O que pode ser a sua dormência nas mãos

Para identificar a possível causa da dormência ou formigamento nas mãos, responda às questões a seguir:

Essa ferramenta é apenas uma orientação para tentar identificar a possível causa da dormência nas mãos. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, mais adequado para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

Causas de dormência nas mãos

As principais causas de dormência nas mãos são:

1. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma condição onde o sistema imunológico “ataca” a bainha de mielina, uma estrutura que reveste os neurônios, causando destruição nos nervos do sistema nervoso central. Conheça mais sobre a esclerose múltipla.

Os sintomas da esclerose múltipla geralmente incluem dormência e fraqueza dos membros, incluindo as mãos e perda do controle dos movimentos, por exemplo.

O que fazer: o tratamento da esclerose múltipla deve ser feito com o uso de medicamentos indicados pelo médico, como anticonvulsivantes, corticoides, analgésicos e relaxantes musculares, com o objetivo evitar a progressão da doença, diminuir o tempo e a intensidade das crises e controlar os sintomas.

2. Ataque cardíaco

O ataque cardíaco, também conhecido como infarto, acontece devido à falta de sangue no coração, provocando sintomas como dor no peito, suor frio, náusea, falta de ar, formigamento ou dormência nos braços ou mãos e dor nos ombros. Veja outros sintomas de ataque cardíaco.

Na presença de sintomas que indiquem ataque cardíaco, é importante ir ao pronto-socorro, pois esta condição pode pode causar graves sequelas cardíacas, ou até, provocar a morte.

O que fazer: o ataque cardíaco deve ser tratado no hospital, com o uso de uma máscara de oxigênio ou ventilação mecânica e a administração de medicamentos como antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, betabloqueadores, analgésicos, por exemplo.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

3. Neuropatia periférica

A neuropatia periférica é uma condição que pode surgir devido a danos nos nervos periféricos, sendo mais comum em pessoas com diabetes não controlada. Além disso, essa situação também pode ser causada por trauma ou compressão nos nervos, infecções ou doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou síndrome de Guillain-Barré, por exemplo.

O que fazer: o tratamento da neuropatia periférica deve ser indicado pelo médico e inclui a fisioterapia e uso de analgésicos, anticonvulsivantes e antidepressivos, que ajudam a aliviar a dor e melhorar a movimentação da pessoa.

4. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que provoca a inflamação nas articulações, causando o surgimento de sintomas como dormência nas mãos ou dedos, e dor e dificuldade para movimentar as articulações. Confira outros sintomas de artrite reumatoide.

O que fazer: para tratar essa condição, o reumatologista pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores, para aliviar os sintomas e evitar a progressão da doença.

5. Hérnia de disco cervical

A hérnia de disco cervical acontece quando existe uma compressão do disco intervertebral localizado no pescoço, causando o surgimento de sintomas como dor e dificuldade para movimentar o pescoço, e dormência nos braços e mãos, por exemplo.

O que fazer: o tratamento dessa condição pode incluir a aplicação de compressas quentes, o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e exercícios como pilates e alongamento.

6. Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição que causa compressão de um nervo que passa pelo punho e chega até a palma da mão, podendo causar dormência e sensação de agulhas nas mãos e dedos.

O que fazer: a síndrome do túnel do carpo pode ser tratada com repouso, uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios e fisioterapia, que devem ser indicados pelo ortopedista.

7. Deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12, que é uma vitamina essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, é uma condição que pode causar sintomas como dormência nas mãos, pés e pernas, fadiga e perda da memória.

O que fazer: o tratamento dessa condição pode incluir o uso de injeções de vitamina B12, suplementos orais e aumento do consumo de alimentos ricos ou enriquecidos com vitamina B12. Saiba como é feito o tratamento da deficiência de vitamina B12.

8. Fibromialgia

A fibromialgia é uma alteração neurológica que causa dor generalizada em todo o corpo, cansaço frequente, alterações no sono e problemas de memória e concentração.

Além disso, em alguns casos, a fibromialgia também pode causar outros sintomas como dormência nas mãos e/ou pés e síndrome do intestino irritável. Conheça os principais sintomas de fibromialgia.

O que fazer: o tratamento da fibromialgia é feito com o uso de medicamentos, como analgésico e relaxante muscular, terapia cognitivo comportamental, atividades físicas, acupuntura e fisioterapia.

9. Vasculite

A vasculite é uma condição que acontece quando o sistema imunológico ataca e inflama um ou vários vasos sanguíneos ou alguns órgãos do corpo.

Os sintomas da vasculite variam de acordo com a região afetada e incluem dormência nas mãos ou pés, manchas arroxeadas na pele, dor abdominal, dor e vermelhidão nas articulações e fraqueza muscular.

O que fazer: para tratar a vasculite, o clínico geral geralmente prescreve o uso de medicamentos corticoides, como  hidrocortisona ou dexametasona, e imunossupressores, como ciclofosfamida e micofenolato.

Além disso, a prática de exercícios físicos leves, o repouso e a alimentação saudável também ajudam no tratamento da vasculite.

10. Cisto sinovial

O cisto sinovial é um tipo de nódulo, parecido com um caroço, que surge próximo a uma articulação, podendo causar dormência nas mãos, pés ou joelhos, além de dor e perda da força na articulação afetada.

O que fazer: o tratamento dessa condição é feito com o uso de remédios, como anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou diclofenaco. Além disso, o médico também pode indicar a aspiração do líquido do cisto, que é feito com uma agulha em consultório.

11. AVC

Embora seja uma situação rara, o AVC pode causar dormência em uma das mãos ou um dos braços. Além disso, a pessoa com AVC também pode apresentar sonolência, alterações na visão e dor de cabeça intensa.

O que fazer: o tratamento dessa condição é feito no hospital e varia de acordo com o tipo de AVC, podendo incluir o uso de remédios anti-hipertensivos, anticoagulantes, antiagregantes plaquetário, a transfusão de plaquetas ou a cirurgia.

12. Epicondilite lateral

A epicondilite lateral é uma inflamação nos tendões que provoca dor na região lateral do cotovelo e que pode irradiar para o pulso, causando perda da força e dormência nas mãos, punhos e antebraços.

O que fazer: para tratar essa condição, é recomendado repousar, fazer compressas com gelo e fisioterapia.

Além disso, o médico também poderá indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, cirurgia e injeção de corticoides. Veja como é o tratamento da epicondilite lateral.

O que causa dormência nas mãos na gravidez

A dormência nas mãos é um sintoma comum durante a gravidez, principalmente durante o último trimestre. Geralmente esse sintoma é causado pelo inchaço que acontece durante essa fase, que comprime o nervo que passa pelo punho, provocando a síndrome do túnel do carpo.

O tratamento indicado da síndrome do túnel do carpo durante a gravidez pode incluir compressas com gelo, repouso, exercícios de fortalecimento e alongamento, e uso de uma tala para imobilização, por exemplo.

Qual médico consultar?

Alguns dos médicos indicados para diagnosticar e tratar a dormência nas mãos são o ortopedista e o neurologista, que são especializados em problemas nos nervos, nos ossos e na coluna. Confira todos os médicos indicados para tratar a dormência nas mãos.

Fonte: Tua Saúde!

COMMENTS