Categories: Bahia

Distribuição de informativos que promovem respeito à diversidade marcam final do Futebol para Surdos

Foto: R. Reis/Ascom SJDH

O Campeonato Brasileiro de Futebol Para Surdos foi organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e a Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS), com a chancela da Confederação Brasileira de Desportos para Surdos (CBDS). O evento se insere nas ações de paradesportos do Governo do Estado, e faz parte da campanha ‘Setembro Verde – Mês da Pessoa com Deficiência’.

A SJDH fortaleceu o torneio com a distribuição de material gráfico informativo sobre os direitos das PCD’s, principalmente o ‘Guia de Acessibilidade e Inclusão em Eventos Populares’. Junto ao coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, o superintendente dos direitos da pessoa com feficiência, Alexandre Baroni, entregou o troféu à seleção fluminense, o grande campeão desta edição.

Foto: R. Reis/Ascom SJDH

“A resistência que vocês trazem é fundamental. Se nessa luta não tiver a união de todos nós, nada vai acontecer. Então, a gente fica muito feliz! Eu, como militante, da causa da pessoa com deficiência, e também como uma pessoa com deficiência, entendo assim”, afirmou Baroni na cerimônia de entrega das medalhas.

Com um placar largo de 2×0, o Rio de Janeiro celebrou a vitória junto ao vice, Minas Gerais, e o terceiro colocado, o Distrito Federal. Bahia, Maranhão e Goiás foram representadas no Campeonato. “O esporte é isso. É união, diversão, mas, também, é uma forma de a gente entender que a gente pode mais. Parabéns aos campeões e, àqueles, que não ganharam, que voltem, para poder ganhar na próxima”, completou o superintendente.

Foto: R. Reis/Ascom SJDH

Marcaram presença na final do torneio o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sidney Santos; o assessor técnico da Sudef, Luiz Araújo; e a presidente da CBDS, Diana Kyosen, além de demais representantes das entidades esportivas e outras áreas do poder público estadual; familiares e amigos dos atletas; e ativistas pelas garantias fundamentais às PCD’s.

Guia de Acessibilidade

O ‘Guia de Acessibilidade e Inclusão em Eventos Populares’ é um material informativo, produzido pela SJDH, com o objetivo de fortalecer a garantia de direitos das Pessoas com Deficiência nos festejos populares na Bahia. A distribuição da publicação, concebido didaticamente a fim de democratizar as informações sobre direitos fundamentais das PCD’s, integra as ações do eixo de ‘Educação e Cultura em Direitos Humanos’ da Secretaria. O material se ampara na legislação vigente, que protege este grupo prioritário, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Setembro Verde

Com ápice em 21, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a campanha Setembro Verde foi criada pela Lei 14.560, sancionada pelo Governo do Estado em 2023. Neste ano, o calendário de eventos e ações durante a iniciativa foi ampliado, e envolve as diversas áreas governamentais no sentido da defesa e promoção dos direitos deste grupo prioritário.

Fonte: Ascom/SJDH

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Corpo é encontrado boiando em represa em Alfenas (MG)

Um corpo foi encontrado boiando na represa de Furnas, na cidade de Alfenas (MG), na…

16 horas ago

PF acessa dados de celular apreendido com autor de atentado a bomba no STF

Extração das informações foi feita por meio de um software de última geração; outros bens…

16 horas ago

Jiboia de 1,4 m é capturada pelos bombeiros no meio da rua em Uberlândia

Uma jiboia medindo cerca de 1,4 m foi capturada pelo Corpo de Bombeiros na noite…

22 horas ago

Poluição que aquece o planeta deve atingir nível recorde, diz estudo

Poluição responsável pelo aquecimento global atingirá o nível mais alto de todos os tempos, frustrando…

3 dias ago

Morto em aeroporto apontou imóveis de luxo no litoral norte de SP ligados ao PCC

O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, assassinado no aeroporto de Guarulhos (SP) na última sexta-feira…

3 dias ago

Família de Marília Mendonça aciona justiça contra rede de fast-food por decoração de Halloween ofensiva

Imagens que circularam nas redes sociais mostravam o nome de Marília em uma decoração que…

2 semanas ago