Com o objetivo de minimizar os impactos da chuva em Salvador, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), disponibiliza equipes para apoiar a Defesa Civil (Codesal) durante esta Operação Chuva. O suporte ocorre tanto nas ações referentes à iluminação como também mitigando os riscos onde tenha ocorrido danos à rede elétrica por quedas de árvores, deslizamentos, pontos de alagamento e outros incidentes.
Durante o período de vigência da operação, as equipes de manutenção da Dsip estarão em esquema de plantão 24 horas, sete dias por semana. Além disso, a diretoria manterá um serviço de ronda específica para deslocamento e apoio imediato em áreas de risco. Também estarão disponíveis ações de reforço de iluminação em áreas de risco, ou de socorro imediato para ocorrências da Codesal.
Projetores de iluminação e outros equipamentos estarão à disposição nos veículos da Dsip para uso em caso de necessidade, bem como a verificação de equipamentos da rede com risco de queda ou choque elétrico. Além disso, três equipes com 25 profissionais terão dedicação exclusiva à Operação Chuva, dispostas em locais estratégicos para facilitar o deslocamento em caso de ocorrência, visando melhorar o processo e dar mais celeridade ao atendimento de apoio à operação.
Os serviços de manutenção podem ser solicitados gratuitamente através do Fala Salvador 156. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais relativas a apagões em grande extensão, risco de choque, fiação exposta e postes caídos em via pública, por meio do WhatsApp (71) 99946-3923.
“Durante a operação chuva atuamos de forma ainda mais enérgica. Nossa rede também é afetada pelas ações climáticas. As chuvas intensas podem ocasionar apagões sistêmicos, gerar curto circuito e comprometimento dos equipamentos. Para manter a cidade acesa, intensificamos as rondas de manutenções diuturnas na capital. No entanto, a participação popular é muito importante na realização do nosso trabalho, por isso ampliamos os nossos canais de comunicação, de modo a atender de forma rápida às demandas emergenciais. Contamos com a população para nos ajudar a identificar e sanar os problemas”, diz ngelo Magalhães, diretor de Iluminação de Salvador.
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