Na tradicional solenidade, foram entregues os prêmios Destaque Parlamentar e Troféu Imprensa 2024 para parlamentares e profissionais da imprensa, respectivamente
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e o Comitê de Imprensa Edson Alves realizaram, no início da noite desta terça-feira (10), a tradicional solenidade de entrega dos prêmios Destaque Parlamentar e Troféu Imprensa 2024. Com o Saguão Nestor Duarte lotado de profissionais de comunicação, servidores públicos, amigos e familiares dos homenageados, foram agraciados os quatro deputados escolhidos pelo bom desempenho no exercício do mandato e também os quatro jornalistas que mais se destacaram na cobertura das atividades legislativas durante este ano na Casa do Povo.
Na primeira parte da solenidade, o jornalista Guilherme Reis, da Tribuna da Bahia, recebeu o Prêmio Quintino de Carvalho, na categoria mídia impressa. Ele agradeceu à equipe da editoria de política, destacando a importância que o jornalismo impresso ainda tem para a sociedade e a democracia. “O jornal impresso continua vivo, com a característica de selecionar a boa informação, de qualidade, em um contexto de desinformação tão presente atualmente na internet e no mundo digital”, afirmou.
Em seguida, a jornalista Juliana Nobre, da Rádio Salvador FM, recebeu o Prêmio Wilson Menezes, na categoria rádio. Ela, que conquistou o troféu pela segunda vez seguida, “agradeceu aos colegas profissionais pelo apoio na produção de conteúdo sobre os bastidores políticos no Poder Legislativo”. Pablo Reis, apresentador de programa na TV Aratu, ganhou o Prêmio Raimundo Varela, na categoria televisão. O jornalista estendeu a premiação aos editores, produtores, pauteiros e chefes, ressaltou o trabalho coletivo e elogiou a emissora onde trabalha “por permitir tratar um tema tão difícil, como é a política, de forma independente, autônoma e isenta”.
Jornalista do portal Política Livre, Carine Andrade, que conquistou o Prêmio Armando Lobracci Neto, na categoria mídia eletrônica (sites e blogs), disse que se sentia muito honrada e grata por representar as mulheres nessa área do jornalismo tão difícil. “Eu falo em nome das setoristas e das outras repórteres que conheço e quero ressaltar que este prêmio, além desse trabalho sério e focado que me proponho, é fruto também da confiança de minhas fontes”, frisou.
EMOÇÃO
Depois dos profissionais de imprensa, a homenagem prosseguiu com a premiação do Destaque Parlamentar. O deputado Tiago Correia (PSDB) fez questão de dividir o prêmio com os seus colaboradores do gabinete e também a todos os deputados da Assembleia Legislativa. “Existem deputados que frequentam menos a Casa, porque estão no interior da Bahia trabalhando, ouvindo a população, e talvez não consigam ter este destaque por estarem em uma jornada diferente, mas, com certeza, estão buscando o melhor para a Bahia”, pontuou o tucano, que também já levou o troféu em 2022 e 2023.
Mais uma vez, a entrega do troféu Destaque Parlamentar foi para o deputado Marcinho Oliveira (UB), que já tinha sido agraciado no ano passado. O parlamentar do União Brasil falou de sua paixão pela política, ao acompanhar desde pequeno o pai vereador em seu município. “É com emoção que chego a este momento, na Casa do Povo, por ter leis sancionadas, diversas proposições apresentadas, e isso me inspira cada vez mais a poder trabalhar, representando o povo baiano como ele merece”, pontuou o legislador.
DIFERENÇA
Por diversas vezes, anteriormente, o deputado Alan Sanches (UB) já havia sentido o gosto de vencer o Prêmio Destaque Parlamentar, mas ele ressaltou que desta vez era especial, por ter obtido o maior número de votos na escolha dos profissionais de comunicação. “São vocês que fazem a diferença nos seus veículos. E eu quero estimular para que continuem defendendo o que acreditam, colhendo as informações dos dois lados, para que a pessoa possa fazer o seu juízo de valor”, ponderou o líder da Oposição na ALBA.
O deputado Zé Raimundo Fontes (PT), vice-presidente da Casa Legislativa, foi o último orador da solenidade. O petista explicou que estava ali representando o presidente Adolfo Menezes, “que pedia desculpas por ter de se ausentar do Parlamento em decorrência de um problema de saúde na família, mas que agradecia aos jornalistas por receber mais uma vez o Prêmio Destaque Parlamentar”. O petista observou que, no plano da política, existe a tentativa de desqualificar o espaço público e a vida coletiva através da democracia. “Esses parlamentares que estão aqui representam simbolicamente a democracia e a instituição do Parlamento. São eles que têm a responsabilidade de continuar no caminho de fortalecer as instituições que valorizam a democracia”, apontou o deputado.
O evento também marcou a posse da nova diretoria do comitê de imprensa da ALBA para o biênio 2025/2026, que terá na presidência o jornalista Osvaldo Lyra, eleito pelo segundo mandato consecutivo. O editor do site M! garantiu que foi um desafio grande compor uma chapa única para o Comitê de Imprensa Edson Alves, falou das mudanças dos prêmios para o próximo ano, com dois troféus para quem trabalha em sites, e destacou os avanços, junto à gestão do presidente Adolfo Menezes, especialmente quanto a crachás individuais e desconto no acesso ao restaurante. Prestigiaram a solenidade os deputados Robinson Almeida (PT), Fabíola Mansur (PSB) e Raimundinho da JR (PL).
COMMENTS