A partir desta terça-feira (1º), a conta de luz vai ficar mais cara devido à ativação da bandeira vermelha nível 2, o mais alto dentro do sistema tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo de cada 100 quilowatts-hora consumidos aumenta de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A Aneel anunciou essa decisão na sexta-feira (27), explicando que a medida foi tomada por conta da baixa nos níveis dos reservatórios e o aumento no preço da energia no mercado, refletindo o custo da produção não contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias utiliza as cores verde, amarela e vermelha, que podem estar no nível 1 ou 2. A bandeira verde nível 1 representa o menor custo, sem cobranças adicionais.
Desde setembro, a bandeira vermelha nível 1 estava em vigor, após vários meses de bandeira verde. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para dar mais clareza aos consumidores sobre os custos da geração de energia, ajudando-os a ajustar o consumo para economizar na conta de luz.
COMMENTS