Visitas ao ambiente hospitalar podem ser desafiadoras, sobretudo para as crianças. Pensando nisso, a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher, em Salvador, desenvolveu uma maquete para acolher e ensinar sobre o ambiente hospitalar às crianças que visitam pacientes internadas.
Com o uso de uma boneca e materiais que reproduzem o ambiente da UTI, a maquete expõe previamente ao pequeno visitante o que ele irá visualizar durante a visita à paciente, que pode ser sua mãe, tia ou avó. Para isso, são reproduzidos monitores, sondas e outros dispositivos que fazem parte da unidade.
A coordenadora de enfermagem da UTI, Carolina Madeiro, explica que, com o recurso, as crianças se sentem mais acolhidas e à vontade para visitar, falar e tirar dúvidas. “O universo hospitalar é desconhecido para as crianças. Então, a gente tenta aproximá-las daquele ambiente para que, quando elas entrarem, já tenham o conhecimento de como funciona. Com isso, conseguimos tornar a visita mais leve, evitando o medo ou angústia”, pontuou.
A coordenadora de psicologia, Marta Moreira, destaca que o lúdico é a linguagem que a criança se comunica e utiliza para se expressar de maneira espontânea. “A maquete e a boneca Malu aproximam e reduzem os impactos psicoemocionais, auxiliando no encontro da criança com seu familiar em condição de fragilidade. Desta forma, a criança pode explorar aquele cenário até então desconhecido através de um recurso lúdico educativo e próximo de seu universo de significado”, afirma.
Durante a visita beira-leito, as crianças reconhecem os dispositivos já apresentados anteriormente na maquete e chegam a fazer brincadeiras sobre o que aprenderam. “O que antes poderia assustar, agora tranquiliza. O uso da maquete facilita a compreensão do ambiente de uma forma adaptada à idade da criança, o que consequentemente favorece uma interação mais positiva e acolhedora com a sua familiar hospitalizada”, conclui Marta.
Fonte: Ascom/Hospital da Mulher
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),…
A Polícia Federal prendeu três brasileiros procurados pela Interpol, na noite desta sexta-feira (22), no…
Tradicional evento na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, contará ao todo com 13…
Marco Aurélio Acosta caminhava sem camisa por uma rua na zona sul de São Paulo…
Um homem, de 25 anos, foi preso em flagrante após matar cinco cachorros em Limeira,…