HomeEsporte

Com apoio da Sudesb, curso para goleiros de handebol será realizado em Salvador neste final de semana

Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Federação Bahiana de Handebol (FBHb) promove o curso “Campus de Goleiros”, com palestrante internacional, neste final de semana. A atividade destinada a goleiros, treinadores e profissionais de educação física acontece no sábado (8), das 13h às 17h20, e no domingo (9), das 8h às 18h, no Colégio Liceu Salesiano do Salvador, no bairro de Nazaré.

Com o intuito de fomentar a lacuna da falta de profissionais que saibam lidar com a posição específica dos goleiros, o curso terá a presença de Christian Garça, como palestrante, que recebeu a concessão de passagens aéreas por meio da Sudesb. Ele acumula títulos internacionais como goleiro de handebol e uma vasta carreira de formação na educação física, no treinamento de handebol e como palestrantes de cursos específicos para goleiros.

Foto: Arquivo pessoal

A coordenadora do curso – a goleira e profissional de educação física Tamiris Guerreiro – explica que a relação entre a importância do goleiro e o tempo dedicado ao seu treino é inversamente proporcional do que deveria ser na maioria dos clubes e equipe de handebol. “O treinamento de goleiros, por vezes, se baseia em imitar os treinos de outros profissionais sem fundamentar os exercícios que, sem muito sentido, são realizados com mais vontade do que eficácia”, pontua.

Ela espera que o curso traga resultados diretos no nível dos goleiros da Bahia, uma posição que ela atua e conquistou o vice-campeonato, com a Seleção Brasileira Nordeste, e o título de melhor da partida na final da II Copa América de Handebol Master 2023, realizado em novembro do ano passado, em Salvador e Lauro de Freitas, também com o apoio da Sudesb.

“O curso vem melhorar e demonstrar, através da teoria e da prática, muitas ferramentas e exemplos para que haja uma melhor compreensão do que se deve treinar para uma melhor evolução na capacidade de jogo para o atleta. Além disso, garante uma melhor visão e aperfeiçoamento para planificar o treinamento de goleiros para o treinador. Isso, por muitas vezes, pode chegar a ser mais de 40% de avanço para vitória de uma equipe”, comenta Tamiris.

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui

COMMENTS