O climatologista Marcel Ligabô, especializado em furacões, explicou, em entrevista à CNN Brasil, como é realizado o processo para determinar a intensidade de um furacão.
De acordo com Ligabô, a velocidade do vento sustentado na parede do olho do furacão durante um minuto determina sua intensidade. Essa área é onde se concentram as rajadas mais fortes.
O especialista descreveu um furacão como um sistema de baixa pressão atmosférica, no qual o ar circundante é atraído para o centro da tempestade. “Como é um sistema de baixa pressão atmosférica, então o ar em volta da tempestade entra em direção ao centro da tempestade. Esse ar ele sobe, então forma baixa pressão”, explica.
A parede do olho, onde ocorrem as medições críticas, tem aproximadamente um quilômetro de espessura. Considerando que um furacão típico pode ter um diâmetro de cerca de 300 quilômetros, a parede representa uma fração minúscula, mas extremamente importante do sistema.
O climatologista enfatiza a complexidade de detectar a velocidade do vento nesta região. Uma medição precisa é crucial para categorizar a intensidade do furacão e prever seus potenciais impactos, permitindo que as autoridades tomem decisões informadas sobre evacuações e medidas de segurança.
O projeto ‘Oxe, me respeite nas escolas’, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM),…
Com apenas 16 anos e muita bagagem acumulada de disputas e conquistas estaduais, nacionais e…
O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 104 vagas de emprego e…
A Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA)…
Autoridades locais apontam explosão de um botijão de gás de cozinha como a principal suspeita;…
A VII etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei 2024 acontece a partir desta sexta-feira (8),…