A forte chuva que atinge a capital paulista nesta quarta-feira (6) causou pelo menos 22 pontos de alagamento, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura, no período da tarde. Os pontos mais afetados foram: Casa Verde, Freguesia do Ó, Piritiba/Jaraguá, Perus, Sé, Lapa, Vila Mariana, Itaquera, Itaim Paulista e Mooca.
Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para as chuvas durante a tarde. O alerta foi retirado no início da noite.
Segundo dados disponíveis na Enel, pelo menos 56 pontos estavam sem energia na Grande São Paulo, por volta de 17h10. Meia hora antes, o número era de 26 mil.
A subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste, chegou a ficar em estado de alerta para transbordamento. A região registrou o transbordamento dos córregos Itaim, na Av. Marechal Tito, entre 14h24 e 15h11; e do córrego do Lajeado, na Rua Manuel B. de Lima no mesmo período.
A Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes e raios nos bairros da Casa Verde, Santana, Jacanã e Tucuruvi, na zona Norte.
As precipitações são reflexo de uma mistura de ar quente e úmido que acabaram ganhando força com a entrada de uma brisa marítima.
Fotos – Chuva no estado de SP
-
1 de 5
Nuvens carregadas na cidade de São Paulo • Adriana Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
2 de 5
Alagamento na marginal do km 36 da Via Anhanguera em Cajamar. • Fernando Cruz
-
3 de 5
Nuvens carregadas na Vila Mariana, Zona Sul • Alan Cardoso/CNN
-
-
4 de 5
Transbordamento de córrego entre Cajamar e Caieiras, embaixo da ponte da Rodovia Bandeirantes • Reprodução/Defesa Civil
-
5 de 5
Chuva forte na Vila Mariana, Zona Sul • Alan Cardoso/CNN
Segundo o CGE, essa instabilidade deve seguir pela capital ao longo desta quarta, com tendência para atingir outras regiões da cidade nas próximas horas.
Para os próximos dias, o CGE informa que a previsão é de tempo abafado, com sol entre nuvens, e termômetros variando entre 20°C e 26°C.
No entanto, entre a tarde e a noite, a aproximação da frente fria pode levar a ocorrência de chuvas na forma de pancadas de força moderada a forte, com descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar os 50Km/h na Grande São Paulo. “Há potencial para formação de alagamentos”, afirma o CGE.
Pessoa chegou a ficar desaparecida
Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, um homem arrastado pela correnteza e chegou a ficar desaparecido. Posteriormente, a Defesa Civil informou que ele foi localizado com vida e dispensou apoio do Corpo de Bombeiros.
(Com informações do Estadão Conteúdo)
COMMENTS