A onça-parda (Puma concolor) foi resgatada no último sábado (06/07), na cidade de Anagé (60 km de Vitória da Conquista), pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema. O felino foi encontrado dentro do banheiro de um sítio, quando o proprietário do imóvel acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que encaminhou ao local uma equipe de técnicos e veterinário especialista em manejo de grandes felinos.
Por volta das 22h o animal foi sedado com a utilização de um Dardo Tranquilizante Veterinário, após essa etapa ele passou por uma avaliação clínica e foi posteriormente conduzido para um espaço destinado aos cuidados de animais silvestres no município de Vitória da Conquista.
“Ao chegar ao local, verificamos a situação comportamental do animal e discutimos as melhores estratégias para a captura, fizemos também o isolamento do local para evitar a presença dos curiosos e garantir a segurança destes e, ao mesmo tempo, o bem-estar da onça. Durante todo o período o animal ficou deitado no mesmo local, às vezes sentado e se mostrando confortável, o que facilitou todo o procedimento. Às 22 horas o animal foi sedado, avaliado e encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista”, explicou o médico veterinário do Inema, Marcos Leônidas.
Em Vitória da Conquista, a onça-parda passará por uma análise comportamental e pelos preparativos necessários para sua reintrodução ao habitat natural. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Cetas municipal de Vitória da Conquista e dos técnicos Glauber Vieira e Márcio Silva, da Unidade Regional Sudoeste do Inema.
Disque Fauna (Resgate)
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.
Cetas/Inema
Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, realiza o resgate de animais silvestres e recebe os que chegam por meio de entrega voluntária, apreensão oriunda de fiscalização, vítimas de maus-tratos ou de qualquer outra demanda que necessite de atenção especializada até o momento de soltura à sua área de origem.
Onça-parda
Segundo maior felino das Américas, também é conhecido pelos nomes de puma, suçuarana e leão-das-montanhas. Habita todos os biomas brasileiros e pertence ao grupo dos Felídeos, são animais solitários, carnívoros e territorialistas, podendo chegar a mais de 1,5 m de comprimento e pesar até 85 kg. A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.
Fonte: Ascom/Inema
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…