Categories: Salvador

Centro Histórico de Salvador ganha novas placas turísticas e reconhecimento internacional – Secretaria de Comunicação

Salvador recebeu oficialmente 41 novas placas de sinalização turística para o Centro Histórico. A ação correu durante a abertura do 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizada na tarde da segunda-feira (2), no Cine Glauber Rocha, no Centro. O material integra o projeto desenvolvido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Rouanet.

A entrega foi feita pela responsável técnica pela área de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e executiva da OCBPM, Marta Feitosa, ao titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Secult), Pedro Tourinho. As placas funcionam como ferramentas de democratização da cultura e visam não apenas guiar os turistas, mas também impulsionar a visitação.

Todo o trabalho foi desenvolvido em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É o mesmo padrão encontrado em qualquer local reconhecido como patrimônio pela Unesco no mundo.

Tourinho destacou a importância da sinalização e também da realização do evento em Salvador. “Recentemente fizemos um investimento grande em sinalização. No ano passado, instalamos centenas de placas, e essas agora vêm para somar ainda mais a esse processo de valorização do patrimônio”, declarou.

Turismo e patrimônio – O titular da Secult também ressaltou que a preservação e a potencialização do patrimônio são fundamentais para cidades históricas como Salvador. “Então, poder sediar esse evento aqui na cidade é muito bom, porque ampliamos essa discussão, fazemos trocas de experiências e reafirmamos nosso compromisso com a preservação e a movimentação do patrimônio”, disse.

“É com muita felicidade que estamos realizando esse encontro em Salvador e tendo o benefício de participar e dividir a pauta com o Turismo Criativo, que é algo sensacional. Nesse momento, estamos entregando o projeto completo e as placas de sinalização turística do sítio do patrimônio mundial de Salvador. O presidente da OCBPM encabeçou a ação e estruturou essa estratégia tão importante para nove sítios do patrimônio mundial. O turismo é um vetor importante de desenvolvimento para cidades que são patrimônio mundial, pois traz, além de tudo, sustentabilidade econômica e financeira”, acrescentou Marta Feitosa, representando o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

Selo – Durante o evento, Salvador também recebeu o selo Creative Friendly Destination da rede Creative Tourism Networking. “É uma honra e uma grande satisfação apresentar a certificação e o título ‘Salvador, Creative Friendly Destination’, que distingue destinos globais comprometidos com a criatividade e o turismo criativo como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Desejamos dar as boas-vindas a Salvador na Rede Mundial de Turismo Criativo, com a certeza de que hoje começa um futuro rico em projetos virtuosos”, destacou a diretora-executiva da rede, Caroline Couret.

Evento – A programação do 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, que este ano ocorre conjuntamente com a Conferência Internacional de Turismo Criativo, se estende até a próxima quinta-feira (5), com palestras, debates e painéis na Casa das Histórias, no Comércio. Promovido pela Prefeitura de Salvador, pela OCBPM e pela Creative Tourism Network, o evento tem como tema central: “Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Revitalizar Cidades Históricas e Patrimônio Mundial”.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural por meio da integração entre turismo criativo e patrimônio mundial, o encontro reúne gestores públicos e privados, pesquisadores, especialistas e profissionais de diversas áreas para trocar experiências e debater soluções criativas para os desafios atuais.

A abertura contou com a presença de Hermano Queiroz, superintendente do Iphan na Bahia; Cleber Rodrigues, gerente de Marketing da Infraero; além de representantes da Unesco, Embratur, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Creative Tourism Network, Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e Sebrae.

A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, explicou a importância de um evento focado no turismo vivencial, que busca transformar os centros históricos em espaços mais dinâmicos e interativos. Ela apontou que, no passado, esses locais eram apenas contemplados como patrimônio, mas que hoje devem ser usados de forma mais integrada, valorizando suas dimensões culturais, como música e literatura, e conectando as pessoas à história e à cultura local.

“Atualmente, estamos compreendendo a importância de transformá-los em algo mais dinâmico. Esses espaços possuem uma dimensão cultural muito rica, expressa na música, na literatura e em diversos outros aspectos. Ou seja, o centro histórico hoje não é apenas um espaço de visitação, mas também de interação cultural e social. Em Salvador, por exemplo, o centro histórico tem uma beleza ímpar, que valoriza tanto a cidade quanto a Bahia como um todo. Estamos trabalhando em projetos importantes para essa área, incluindo o programa de habitação e outras iniciativas”, disse a gestora.

Um dos painéis da segunda-feira foi composto para discutir estratégias para preservar o patrimônio, promover o turismo e fomentar a economia criativa. Um dos palestrantes foi o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, que destacou a importância da preservação do patrimônio cultural como um pilar fundamental para a identidade, a cultura e o turismo sustentável em Salvador. Ele também evidenciou o trabalho realizado pela FGM, enfatizando conquistas como a implementação da Lei de Patrimônio em 2014, e a necessidade de superar a visão de que preservação é um entrave ao progresso.

“Muitas vezes, ouvimos críticas sobre a atuação dos órgãos reguladores e a preservação patrimonial, como se fossem obstáculos ao progresso. No entanto, preservar é proteger nossa identidade cultural. Sem isso, o que restará? Apenas shoppings? Se não cuidarmos do nosso patrimônio, toda a nossa história e identidade cairão por terra. E a perda desse patrimônio impacta diretamente o turismo. É essencial entender que a preservação não é um atraso, mas um progresso que valoriza o passado, a cultura e a tradição, gerando recursos e sustentabilidade para a cidade”, comentou o presidente da FGM.

Inscrições – O evento traz debates sobre “Títulos Globais, Impactos Locais: Estratégias Para Preservar Patrimônio, Promover Turismo e Fomentar a Economia Criativa”, “Patrimônio Cultural como Propulsor da Economia Criativa e de Destinos Criativos”, “Protegendo o Patrimônio – Mudanças Climáticas e Mitigação dos Impactos” e “Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade em Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial”. As inscrições e informações sobre a programação estão disponíveis no site https://cidadeshistoricas.cnm.org.br/.

Reportagem: Nilson Marinho e Priscila Machado/Secom PMS

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Ministério das Comunicações vai definir uso de recursos de leilões

Um decreto federal publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (2) estabelece que…

41 minutos ago

ÁUDIO: Caravana de Direitos Humanos e Bahia Pela Paz levam serviços a moradores do subúrbio ferroviário de Salvador

SALVADOR RECEBEU A QUARTA EDIÇÃO ESPECIAL DA CARAVANA DOS DIREITOS HUMANOS/ EM PARCERIA COM O…

51 minutos ago

Treze policiais são afastados em investigação sobre homem jogado de ponte em SP

A Secretaria da Segurança Pública determinou o afastamento imediato de 13 policiais militares envolvidos na…

3 horas ago

“Vai pagar?“: veja mensagens de tentativa de extorsão ao atacante Luiz Henrique

A CNN teve acesso às mensagens de tentativa de extorsão enviadas ao atacante Luiz Henrique, do…

3 horas ago

Município de Amargosa amplia oferta de serviços na plataforma ba.gov.br, com emissão de TFF e TLL

Após oferecer o acesso ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pela…

3 horas ago

Festa de Santa Bárbara nesta quarta (4) marca início do ciclo de festas populares de Salvador – Secretaria de Comunicação

Foto: Bruno Concha/Secom PMS Tradição na Bahia, as festas populares em Salvador transcendem o sentido…

3 horas ago