O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, recebe neste final de semana o Campeonato de Lutas para Surdos, com as disputas no domingo, 21. A iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) para a prática dos esportes de lutas para o público acontece pela primeira vez na Bahia como um evento nacional.
As provas das modalidades de karatê, judô e taekwondo irão contar com a chancela da Confederação Brasileira do Desporto Surdo (CBDS). Cerca de 50 atletas da Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná e do Rio Grande do Sul vão participar das atividades, que iniciam neste sábado, 20, com o congresso técnico e as pesagens, e seguem com as competições no domingo, 21, a partir das 9h, logo após a abertura às 8h.
O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, comemora a realização da atividade na Bahia. “É com muita alegria que trazemos esse evento nacional para Salvador de forma que podemos, assim, melhorar o nível dos nossos atletas que irão competir e incentivar aqueles que podem vir assistir, se interessar pelo esporte e começar a praticar ou buscar se aprimorar. Essa iniciativa faz parte das nossas ações da inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) no esporte”, cita.
A presidente da CBDS, Diana Kyosen, comenta a importância do evento para sua entidade e para o desporto de surdo com um todo. “Este evento de lutas é de extrema importância para a CBDS, pois fortalece o compromisso da Confederação com o desenvolvimento e a inclusão dos atletas surdos no cenário esportivo nacional. Além disso, proporciona uma plataforma para que os atletas demonstrem suas habilidades e talentos, promovendo a integração e a troca de experiências entre diferentes regiões do país.”
Ela acrescenta que a diversidade de atletas e ser válido como etapa classificatória para competições internacionais ajudam a qualificar o evento. “A diversidade das delegações ressalta a abrangência e a representatividade do evento no contexto nacional. Essa é uma excelente oportunidade para mostrar a força e a união da comunidade surda no Brasil, além de promover a visibilidade e o reconhecimento dos nossos talentosos surdoatletas. Além disso, proporciona aos atletas a chance de se qualificarem para representar o Brasil em campeonatos mundiais e outros eventos de prestígio no cenário esportivo global”, finaliza.
Fonte: Ascom/Sudesb
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…
A cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, comemorou, neste sábado (23), a inauguração da…