Ébahia News
HomeBahia

Catálogo oferece 136 cursos virtuais gratuitos para a administração pública

Cidadãos e servidores públicos baianos das mais diversas esferas agora têm à disposição um catálogo com 136 cursos virtuais, gratuitos, na área de administração pública, selecionados pelo governo estadual, com conteúdos que vão desde licitação até transformação digital. Trata-se da página EV.G Saeb (https://www.escolavirtual.gov.br/p/governoba), um ambiente hospedado dentro do portal da Escola Virtual do Governo (EV.G), do governo federal, e que foi especialmente customizado para a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de atender às necessidades de capacitação a nível local. 

Resultado de uma parceria da Saeb com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a iniciativa integra a execução na Bahia do Programa Nacional de Gestão e Inovação. A ação visa facilitar o acesso do Estado e dos 417 municípios baianos às soluções de gestão desenvolvidas pelo governo federal. 

Nesse contexto, o objetivo da página da EV.G Saeb é fomentar o acesso da população baiana, de forma mais ampla, aos conteúdos de capacitação produzidos pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap). “Hoje, muitos dos servidores estaduais atuam no interior e têm dificuldade de acesso aos treinamentos que promovemos em Salvador. Com a página da Escola Virtual, a estratégia é ampliar as capacitações em todos os territórios de identidade da Bahia”, explica Elianna Rebouças, da Coordenação de Desenvolvimento e Valorização do Servidor da Saeb.

Para além do funcionalismo estadual, a iniciativa visa atingir, também, o cidadão comum interessado em conhecer mais sobre gestão pública, além dos servidores municipais. Nesta última vertente, a iniciativa vem ao encontro de uma série de outras ações realizadas dentro do escopo do Programa Nacional de Gestão e Inovação, voltadas para a municipalização da transformação digital.

É o caso do SEI Bahia Municípios, um projeto que está permitindo a prefeituras baianas contar com o suporte do Governo do Estado na implantação do Sistema Eletrônico de Informações, um software de tramitação eletrônica que visa eliminar o uso do papel nas administrações públicas. Percorrendo a página da EVG Saeb, os servidores dos municípios têm à sua disposição os cursos virtuais SEI Usar e SEI Administrar, essenciais em processos de implantação do sistema.

Promovidos de forma assíncrona, por meio de videoaulas previamente gravadas, os treinamentos desenvolvidos pela Enap para a Escola Virtual de Governo podem ser acompanhados pelos alunos, livremente, nas datas e horários de sua conveniência. Só na área de inovação e transformação digital, são 29 diferentes cursos, abordando, por exemplo, conteúdos como Design ThinkingInteligência Artificial e Gamificação.

Isso sem falar nos treinamentos voltados para temas como compras públicas, planejamento estratégico, gestão de equipes e até “mulheres na liderança”. A curadoria foi realizada pela Coordenação de Desenvolvimento e Valorização do Servidor, em parceria com a Superintendência de Gestão e Inovação da Saeb.

Fonte: Ascom/Saeb

Fonte: Clique aqui

COMMENTS