HomeBahia

Castro Alves recebe Etapa Única do Campeonato Baiano de Ciclismo e Estrada neste final de semana

O ciclismo baiano viaja novamente para o município de Castro Alves neste final de semana, para a Etapa Única do Campeonato Baiano de Ciclismo e Estrada 2024. Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), serão disputadas as provas de Resistência no sábado (13), e Contra Relógio Individual (CRI) no domingo (14), no local que se tornou um dos principais pontos do turismo esportivo de ciclismo no estado.

A primeira prova terá largada às 14h, com dois percursos – um de 80 km e outro com 100 km – que saem de Castro Alves pela Estrada de Paraguassu até a BR-116, retornando para o centro da cidade. A premiação desta etapa acontecerá às 19h. Já no domingo, a partir das 8h30, terá a largada da segunda prova (CRI) e a premiação logo em seguida.

Foto: Divulgação/Negote FBC

“É uma prova muito concorrida, em que os maiores e melhores atletas de ciclismo do estado participam, porque é a prova que decide e define todos os campeões do ano de 2024” disse o presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schmidt, do evento que estima reunir de 200 a 250 participantes.

Polo do ciclismo baiano

Além dos municípios próximos que também recebem parte das disputas, a cidade de Castro Alves é uma referência das provas de ciclismo na Bahia, segundo Oscar. Neste ano, a cidade já recebeu o Tour da Bahia Volta Ciclística, de 25 a 28 de abril; e o Suba 100, de 24 a 26 de maio. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comenta o impacto dessas competições, fomentando o turismo e a economia da região.

Foto: Marcus Carneiro/Sudesb

“O ciclismo por si só já atrai um grande número de competidores por onde o circuito baiano da modalidade passa. O apoio da Sudesb é fundamental para a realização de cada vez mais eventos que levam esses atletas para diversas regiões da Bahia, incentivando o turismo esportivo, que, por consequência, movimenta a economia destes lugares, principalmente de Castro Alves, com mais pessoas rodando e comprando pela cidade. Ficamos muito satisfeitos com a realização de grandes eventos de ciclismo em regiões lindíssimas como esta”, pontua Vicente.

O evento terá 15 categorias: elite feminino – 19 anos ou mais; elite masculino – 23 anos ou mais; junior masculino – 17 a 18 anos; juvenil masculino – 15 a 16 anos; master masc. A1 – 30 à 34 anos; master masc. A2 – 35 à 39 anos; master masc. B1 – 40 à 44 anos; master masc. B2 – 45 à 49 anos; master masc. C1 – 50 à 54 anos; master masc. C2 – 55 à 59 anos; master masc. D1 – 60 à 64 anos; master masc. D2 – 65 ou mais; master feminino – 30 à 59 anos; sub-23 – de 19 à 22 anos; e a categoria sub-30 – de 23 à 29 anos.

Fonte: Ascom/Sudesb

Fonte: Clique aqui