HomeSalvador

Castramóvel prossegue em Cajazeiras X até o mês de julho

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

O Castramóvel, unidade itinerante de cirurgia de esterilização para cães e gatos, prossegue com os atendimentos em Cajazeiras X até o dia 19 de julho. A estrutura está estacionada na Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras X, na Rua Ministro Apolônio Sales, Rua D, Quadra D, Setor 2, s/n. 

Para realizar o procedimento, os tutores devem comparecer ao local com RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O atendimento funciona por ordem de chegada e as vagas são limitadas.

A castração de gatos ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras. Já no caso dos cães, o procedimento é realizado às terças e quintas-feiras, sempre das 8h às 17h.

“A castração é um procedimento seguro, que gera benefícios para a saúde do animal e contribui para o controle populacional. Oferecemos esse serviço de maneira gratuita e convidamos a população de Cajazeiras e região para que aproveitem esta oportunidade”, afirma o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.

Requisitos – Para garantir a castração gratuita, o tutor precisa ter em mente que o animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água. Além disso, estarão aptos para a castração cães e gatos com idade entre seis meses a 5 anos. Animais vacinados recentemente devem aguardar 10 dias para realização da esterilização.

A castração não se aplica a animais gestantes. No caso de gatas e cadelas paridas será preciso aguardar 45 dias antes da castração. O animal deve estar saudável, sem pulgas ou carrapatos, e possuir caixa de transporte, no caso dos felinos.

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS

COMMENTS