Carnaval 2024: Guarda Civil Municipal registra 819 atendimentos e queda no número de ocorrências

HomeSalvador

Carnaval 2024: Guarda Civil Municipal registra 819 atendimentos e queda no número de ocorrências

Carnaval 2024: Guarda Civil Municipal registra 819 atendimentos e queda no número de ocorrências
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS
Atuando com 1.060 agentes no Carnaval de Salvador, a Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou 26 ocorrências ao longo dos seis dias de folia, o que representou uma redução de 39,5% em relação ao ano passado, quando foram computados 43 registros. O Circuito Dodô (Barra/Ondina) teve o maior quantitativo, com 12 registros, seguido do Osmar (Campo Grande), com 11, e do Batatinha (Pelourinho), com apenas três.
Foram registrados ainda 819 atendimentos, um aumento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, 876 patrulhamentos preventivos, além de 291 abordagens e 522 apoios aos diversos órgãos que atuaram na folia.
Além disso, mais de 17 mil crianças foram identificadas nos três circuitos do Carnaval deste ano, um aumento de 24,7% em comparação ao ano passado. A GCM é pioneira no serviço de identificação de crianças em grandes eventos, prestando há 10 anos este serviço, que é considerado uma das frentes de apoio preventivo.
“Realizamos ainda mais de 1.100 ações de prevenção à violência, com o apoio de 97 veículos, 10 elevados, 13 bases avançadas e 157 câmeras de vigilância distribuídas nos circuitos e monitorados pelo nosso Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (Cicomv)”, detalhou Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM.
Já o Inspetor-Geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, destacou que o cenário é melhor do que o apresentado no Carnaval de 2023. “Alguns casos pontuais que ocorreram na folia, cuja resolução é de responsabilidade de outras instituições do poder público, estão sendo devidamente tratados. Contudo, numa avaliação geral, consideramos o melhor Carnaval no que se refere à atuação da GCM”, disse.
Documentos – O serviço de recolhimento de documentos perdidos, realizado desde 2014, contabilizou 163 documentos recuperados pela Guarda Civil Municipal. Em 2023, foram 253. “Hoje, boa parte da população utiliza documentos de identificação e meios de pagamento diretamente no celular, o que reduz a circulação dos documentos físicos. Outro fator que corrobora com a queda no número no material coletado é que esse serviço também está sendo prestado por outros órgãos.”, afirmou Marcelo Silva.
A lista com o nome das pessoas que tiveram seus documentos encontrados está disponível para consulta no site da GCM (https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/). Após o Carnaval, o material será levado para a base da Guarda, na Avenida San Martin, e deverá ser retirado pelo titular dentro do prazo de 30 dias. Após esse período, os documentos são devolvidos para seus respectivos órgãos expedidores.
Banda da GCM – Composta por 18 servidores da instituição, a tropa musical da Guarda realizou apresentações em abrigos para idosos, nos Camarotes Acessíveis e nos centros do programa Salvador Acolhe, que cuidou dos filhos de ambulantes cadastrados na Prefeitura e que estão trabalhando durante os dias do evento. Equipes da GCM também realizaram atividades recreativas com as crianças.
Fonte: SECOM/Salvador

COMMENTS