Proposta, que ainda passará por uma segunda discussão na próxima semana, busca substituir a cobrança informal pelo estacionamento de veículos por um sistema eletrônico e digital, controlado pela prefeitura
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em primeira votação, o projeto de lei que propõe o fim da atuação dos flanelinhas nas ruas da capital fluminense. A proposta, que ainda passará por uma segunda discussão na próxima semana, busca substituir a cobrança informal pelo estacionamento de veículos por um sistema eletrônico e digital, controlado pela prefeitura. Pelo texto, o pagamento das vagas passaria a ser feito por meio de dispositivos eletrônicos, aplicativos de celular, GPS ou leitura de placas, eliminando a intermediação de pessoas. O objetivo é coibir práticas de extorsão e cobranças abusivas feitas por alguns guardadores de carros.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Hoje, o sistema de estacionamento rotativo da prefeitura prevê a cobrança de R$ 2 por até quatro horas, mas motoristas relatam que dificilmente conseguem pagar apenas esse valor, já que muitos flanelinhas exigem quantias maiores, especialmente em locais de grande movimento, como praias, estádios e áreas de shows. Com a nova medida, a Câmara pretende aumentar a segurança dos motoristas e garantir transparência na arrecadação. Após a segunda votação, o projeto seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.
COMMENTS