Categories: Brasil

Busca por segurança privada quadruplica desde ataques em escolas

Um levantamento feito com exclusividade para a CNN por empresas de segurança privada a nível nacional mostrou que o número de solicitações de serviço do setor em instituições de ensino teve um crescimento de 300% desde o ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo.

No dia 27 de março, um estudante matou a facadas a professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, e feriu outras quatro pessoas.

Um outro ataque, no dia 5 de abril, em Blumenau, Santa Catarina, aumentou o pânico no país. Um criminoso invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, matando quatro crianças e deixando outras cinco feridas.

O assunto é um dos mais comentados em grupos de pais de alunos. Muitas instituições de ensino começaram a solicitar orçamentos para reforço dos sistemas de segurança e é notório que a presença de vigilantes em portas de escolas aumentou desde os ataques.

 

Segundo a Primebid, que conecta clientes a fornecedores de serviços de segurança, registrou um aumento de quase 300% nas solicitações de orçamento até a quinta-feira (13), em relação ao mês anterior. A maioria dos serviços solicitados são instalação de câmeras, catracas, monitoramento remoto e contratação de vigilante desarmado ou vigilante de segurança pessoal privada.

A firma recebeu, ainda, demandas de prefeituras que buscam saber o preço médio para abertura de licitações. Foram pelo menos cinco solicitações somente na semana passada em regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Já a Gocil, empresa do setor de segurança, desde o caso em São Paulo, foram feitas 34 solicitações de orçamento para serviços de segurança em instituições de ensino em todo o Brasil, até esta segunda-feira (17). Comparado com o mês anterior, o aumento foi de mais de 112%.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), por exemplo, a fim de garantir a segurança de estudantes, professores e colaboradores, adotou novos protocolos e aumentou o efetivo de seguranças interno e externo dos campi, além de criar um canal direto com as polícias Civil, Metropolitana e Militar.

Já a escola Tuiuti, de Maringá, no Paraná, adotou treinamentos para os alunos e funcionários saberem lidar com situações em caso de ataques. Um vídeo que mostra um simulado de segurança na instituição viralizou nas redes sociais, com mais de 3 milhões de visualizações.

“Temos trabalhado com eles não somente esse aspecto de contingência, mas orientado quanto às notícias veiculadas e dado especial atenção à prevenção quanto às fake news relacionadas ao tema da violência nas escolas, no intuito de tranquilizá-los e manter a rotina normal na escola”, afirma o colégio em comunicado.

A iniciativa de manutenção de um diálogo amplo foi do Sindicato das Escolas Particulares do Noroeste do Paraná. Já o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), Benjamin Ribeiro, afirmou, além de sugerir às escolas muito mais cuidado e atenção, que o momento leva a uma necessidade de orientação às famílias.

“Tenham maior atenção com seus filhos, ficando alertas quanto a mudanças de atitudes, fiscalizando suas redes sociais. Se houver mudanças, é importante que alertem as escolas, que há muito já tem disponibilizado serviços de ajuda psicológica aos seus alunos e fazendo cada vez mais um trabalho de conscientização com seus alunos”, explicou Ribeiro.

Fonte: Clique aqui

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Gel de veneno de aranha causa ereção e rejuvenescimento e é desenvolvido na UFMG

Um produto revolucionário, a partir de um gel feito com veneno de aranha, desenvolvido em…

3 horas ago

Justiça do Rio nega pedidos da defesa de Rogério de Andrade

A Justiça do Rio de Janeiro negou nesta segunda-feira (4) dois pedidos para revogar a…

9 horas ago

Pacote de corte de gastos será apresentado a ministérios nesta terça

Previsto para ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana, o pacote de corte de gastos…

10 horas ago

Corpo é encontrado em trecho da Linha 11-Coral da CPTM, em São Paulo

Um corpo de um homem, sem identificação, foi encontrado entre as estações Antônio Gianetti Neto…

10 horas ago

Mais de 1,45 milhão de famílias assumiram dívidas nos últimos anos

Estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo…

11 horas ago

Dólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercado

Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve forte queda, tanto…

12 horas ago