BTG eleva projeção para PIB e corta de inflação para 2024

HomeInternacional

BTG eleva projeção para PIB e corta de inflação para 2024

Banco cita “melhora das condições financeiras, a normalização dos níveis de estoque na indústria de transformação e a surpreendente resiliência do mercado de trabalho”

Em seu relatório macroeconômico mensal, o banco BTG revisou a projeção de crescimento da economia brasileira medida pelo PIB (Produto Interno Bruto) neste ano de 1,7% para 2%, enquanto reduziu a previsão para a inflação oficial de 3,9% para 3,8%.

Para a taxa de juros, o BTG espera cortes de meio ponto percentual ao longo do 1º semestre e um corte final de 0,25 ponto percentual em julho, com a Selic fechando 2024 a 9,5%.

De acordo com o BTG, a elevação na projeção do PIB ocorre “devido à melhora das condições financeiras, a normalização dos níveis de estoque na indústria de transformação e a surpreendente resiliência do mercado de trabalho”.

No entanto, o banco avalia que a divulgação dos últimos 3 meses do ano teria aumentado a percepção de risco para o indicador devido à sua composição, com alta na taxa de poupança, com possíveis impactos no consumo neste ano.

Para a inflação, a mudança para a projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) reflete a diminuição das expectativas para alimentação no domicílio e “reflete a aparente melhora nas perspectivas de curto prazo para o segmento”.

O BTG pondera que “a revisão foi atenuada por ajustes altistas, principalmente no núcleo de serviços, mas também em bens industriais, que refletem a deterioração recente na dinâmica inflacionária subjacente”.


Com informações da Investing Brasil.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS