O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), declarou em entrevista ao Bastidores CNN que o Brasil tem potencial para ser protagonista mundial na transição ecológica.
Padilha enfatizou a capacidade do país em liderar esforços em energia solar e eólica, além de contribuir significativamente para a redução de emissões de gases do efeito estufa.
Segundo o ministro, o Brasil pode desempenhar um papel crucial na diminuição das emissões de carbono globais, principalmente através da redução do desmatamento na Amazônia.
“Se você consegue reduzir o desmatamento na floresta tropical, em especial na Amazônia brasileira, você consegue contribuir fortemente para a redução de emissões de carbono”, afirmou Padilha.
Padilha destacou recentes avanços legislativos que fortalecem a posição do Brasil na transição ecológica.
“Aprovamos no Congresso Nacional nesse último esforço concentrado, marco regulatório do combustível do futuro, incentivo ao biocombustível, ao biodiesel, agora biocombustível para a aviação aérea”, exemplificou o ministro.
O ministro também mencionou a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém do Pará em 2025.
Ele ressaltou a importância simbólica de sediar o evento na Amazônia, permitindo que os participantes conheçam a realidade da região.
Padilha enfatizou que os efeitos das mudanças climáticas já são evidentes no Brasil, citando eventos recentes como enchentes no Rio Grande do Sul e secas na região amazônica.
“Qualquer discurso negacionista sobre o impacto disso na minha opinião caiu por terra, até porque o Brasil vive concretamente impactos negativos das mudanças climáticas”, declarou.
O ministro concluiu ressaltando a urgência de ações imediatas para reverter os impactos das mudanças climáticas, afirmando que estes afetam diretamente a vida nas cidades, a economia, a produção agrícola e a saúde das pessoas.
As águas do Rio São Francisco não são apenas tradicionais na cultura, na economia e…
A desvalorização de diversas commodities (bens primários com cotação internacional) e o aumento das importações…
Foto: Divulgação A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), abriu inscrições…
Garantir o fortalecimento da educação profissional e assegurar uma inclusão sócio-produtiva da juventude, sobretudo de…
Um homem de 33 anos foi preso temporariamente nesta terça-feira (5) pela Polícia Civil de…
No Brasil, o mês de novembro convida, desde 2010, por meio da Lei 12.519 que institui…