O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a estatal federal mais transparente do país. É o que indica a última avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Os resultados, referentes ao ano de 2023, foram divulgados nesta sexta-feira (1º).
É o segundo ano consecutivo em que o BNDES lidera no ranking de transparência entre as estatais federais. Nas duas ocasiões, o índice de transparência obtido pelo banco foi de 96,81%. Os novos resultados apontam que o índice médio das organizações federais é de 73,48%.
As avaliações se inserem no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e são conduzidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), entidade parceira do TCU na iniciativa. A transparência é medida a partir da verificação da disponibilidade dos dados nos portais públicos das organizações analisadas.
Em nota divulgada pelo BNDES, o presidente do banco, Aloizio Mercadante, afirmou que a conquista é motivo de orgulho para todos os funcionários. Ele também destacou o constante aprimoramento de processos liderado pelo corpo funcional. “Nossa atuação se baseia em uma cultura de dados abertos, diálogo e cooperação, acessíveis para qualquer cidadão participar do processo democrático”, acrescentou.
Um produto revolucionário, a partir de um gel feito com veneno de aranha, desenvolvido em…
A Justiça do Rio de Janeiro negou nesta segunda-feira (4) dois pedidos para revogar a…
Previsto para ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana, o pacote de corte de gastos…
Um corpo de um homem, sem identificação, foi encontrado entre as estações Antônio Gianetti Neto…
Estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo…
Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve forte queda, tanto…